Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Opinião


O sonho de empreender

Janguiê Diniz - Mestre e Doutor em Direito – Reitor da UNIVERITAS - Centro Universitário Universus Veritas - Fundador e Presidente do Conselho de Administração do Grupo Ser Educacional – janguie@sereducacional.com
Assessoria de Comunicação Por: 29/06/2017 - 10:27
Imagem mostra Janguiê Diniz
Um bom planejamento financeiro é uma das peças-chave para quem pretende se tornar empreendedor

Dois em cada três jovens sonham em ser empreendedores. Essa foi uma das conclusões tiradas do estudo Jovens Empresários Empreendedores, realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Além do número alto, a pesquisa também revelou que ter seu próprio negócio é um projeto a curto prazo para esses jovens – cinco anos. O estudo "Jovens Empresários Empreendedores" entrevistou 5.681 pessoas, enfocando a geração Y, cujos integrantes são os nascidos de 1980 a 1990.

 

O dado não é novidade para o Brasil, que é considerado o 5º país na lista dos 15 mais empreendedores do mundo. Entretanto, é importante frisar que as principais motivações dos futuros empreendedores são a realização de um sonho (76,4%), a busca por melhor qualidade de vida (75,6%), a motivação por altos ganhos financeiros (70%), mercado promissor (66,1%) e ser seu próprio chefe (64,5%).

 

A pesquisa vai mais além e explica que 82% desses jovens empresários já viveu a experiência de um emprego formal antes da decisão de empreender. Fica claro que esta não é uma geração que visa o empreendedorismo por necessidade, mas por opção. A mesma geração Y que usa muito a tecnologia para fazer networking e construir uma rede de relacionamento que irá contribuir com o sucesso de seu empreendimento.

 

Um bom planejamento financeiro é uma das peças-chave para quem pretende deixar de ser empregado para se tornar empreendedor/empregador. O estudo vai mais além e explica que apenas 18% dos jovens recorre a financiamentos para abrir seu próprio negócio e outros 60% já possuem o capital para investir. O baixo número de pessoas que recorrem ao financiamento é um dado justificável pelos juros altos que são aplicados pelas instituições financeiras e também pela burocracia brasileira.

 

A maioria das pessoas enxerga um empreendedor como alguém que veio do nada e tropeçou em milhões de dólares. Mas, não é tão simples assim. Se você acha que qualquer um pode se tornar um empreendedor e que a única exigência é ter uma ideia para um negócio, seu pensamento está errado. Você pode ter uma ideia nova ou simplesmente inovar em algo que já existe, mas o primeiro passo para empreender é ter um sonho, uma paixão e depois disso, é preciso conhecer o mercado e o setor no qual você quer investir.

Para empreender é preciso percorrer um longo caminho. O sucesso de um negócio dificilmente acontece da noite para o dia e grande parte das empresas declara falência com menos de dois anos de atividades. Um empreendedor precisa de conhecimento, força de vontade, ambição, persistência e dedicação.

Para ser empreendedor você precisa acreditar em si mesmo e ter inteligência para saber quando é preciso alterar o seu plano ou projeto inicial. Há um ditado que diz “falhas nunca ultrapassarão se a sua determinação de vencer for suficientemente forte.” Ser um empreendedor é um trabalho intenso e também pessoal, com inúmeras dificuldades externas para serem transpassadas.

Comentários