Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Novembro azul: câncer de próstata também atinge cães e gatos

Animais machos, caninos e idosos são mais suscetíveis
Assessoria de Comunicação Por: Isabella Silveira 17/11/2020 - 12:25
O câncer de próstata não é uma doença exclusiva dos humanos. E o que muita gente não sabe é que ela, também, pode atingir os animais. Segundo Karina Delia Albuquerque, professora do curso de Medicina Veterinária da Universidade UNG, “embora a doença não seja muito recorrente, o cão tem mais propensão aos problemas relacionados ao câncer de próstata do que os gatos”, explica.  
 
Saiba mais sobre esta patologia que afeta os animais de estimação:
 
Como identificar os primeiros sintomas? 
Os tutores dos animais devem ficar atentos em alguns sinais clínicos como aumento na frequência do ato de urinar, gotejamentos constantes, bem como sangue ou pus na urina. Alguns pets podem apresentar constipação, isto é, dificuldade no ato de defecar, devido ao aumento da próstata. Além de fezes em forma de fitas e, em situações mais severas, dor abdominal. 
 
Como é feito o diagnóstico?  
O diagnóstico é feito pelo histórico do animal (idade, sexo e espécie). Animais machos, mais velhos e não castrados são mais predispostos ao aparecimento do câncer de próstata. Exame físico é realizado com palpação abdominal, retal e sensibilidade abdominal, além de exames complementares, como ultrassonografia. 
 
Como é realizado o tratamento?  
O tratamento efetivo é a castração e, dependendo da gravidade, a retirada da próstata. 
 
Prevenir com castração precoce é o ideal?  
Sim. A castração acaba sendo uma prevenção eficaz contra o câncer de próstata, pois, com a castração precoce, eliminamos hormônios como a testosterona, que pode ser um dos fatores que desencadeiam o câncer de próstata nos animais.  
 
Hospital Veterinário da UNG e o serviço à comunidade:   
O Hospital Veterinário da Universidade UNG (HOVET-UNG), realiza atendimentos em diversas especialidades nas áreas de Hematologia, Cardiologia, Oncologia e Avaliação Cirúrgica. Realiza exames laboratoriais e de imagem, como de sangue, urina, fezes, e histopatológicos, que verificam a presença de doenças por meio da análise de um tecido celular. Exames de Cardiologia, Ecocardiologia, Eletrocardiologia, Ultrassonografia, Raios-X e Ultrassom, com pedido médico e agendamento, também são feitos no local, além de vacinação em cães e gatos.  
 
A Clínica Veterinária atende de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, na Avenida Otávio Braga de Mesquita, 210 – Jardim Flórida, Guarulhos, São Paulo. Outras informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (11) 2464-1152.  
 

Comentários