Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Manhã de debates no I Congresso de Saúde da UNG

Evento englobou nove cursos e contou com a presença de profissionais renomados
Assessoria de Comunicação Por: Ana Campos 19/05/2017 - 12:11 - Atualizado em: 19/05/2017 - 12:12

A manhã do segundo dia do I Congresso Multiprofissional de Saúde, realizado pela Universidade UNG, pertencente ao Grupo Ser Educacional, foi repleta de palestras e muita informação. As seis salas do Teatro Ademar foram preenchidas por estudantes e profissionais interessados em cada assunto debatido nas áreas de Biomedicina, Farmácia, Enfermagem, Odontologia, Psicologia, Fisioterapia, Educação Física, Medicina Veterinária e Nutrição.

Os cursos de Biomedicina e Farmácia foram contemplados com conferências. Destaque para as exposições sobre as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, que contou com a palestrante Alexanda Dias Reis, graduada em Ciências Biológicas Modalidade Médica, Mestre em Ciências Biológicas e Doutora em Doenças Infecciosas e Parasitárias, ambas pela USP. Logo depois, a mesa redonda focou “Dengue, Zica e Chikungunya: Diagnóstico e tratamento clínico laboratorial”.  A programação da manhã foi encerrada com a apresentação de trabalhos científicos.

O Congresso de Odontologia contou com o debate o “Rejuvenescimento facial e a odontologia” e a palestrante foi Gabriela Giro, graduada em Odontologia pela UNESP, com mestrado e doutorado; e professora do programa de Pós-graduação em Odontologia da UNG.

“Temos que ter consciência da importância do nosso papel. Ano passado foi dada a autorização da prática de tratamento não evasivo e não cirúrgico para os profissionais de odontologia e isso encerrou uma briga dentro da área. Precisamos entender e aceitar nossos limites”, afirmou Giro sobre os tratamentos para o rejuvenescimento facial na odontologia.

Já o Congresso de Enfermagem foi preenchido com mesas redondas, entre elas: “Boas práticas de Enfermagem na formação profissional”, que recebeu o convidado Josué de Moraes, Doutor pela Universidade de São Paulo. Em seguida, foram apresentados trabalhos científicos.

As áreas de Fisioterapia, Educação Física e Nutrição se juntaram para uma manhã de explanações. Uma delas com o tema: “Educação Física, Escolas e Saúde: perspectivas e intervenções”, tendo Carla Ulasowicz, Doutora e Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP como palestrante.

O evento de Medicina Veterinária teve mesas redondas com o tema: ”Olho no Olho com os Animais: atualidades e desafios da oftalmologia veterinária, com a participação do palestrante Márcio Augusto Ferreira, Médico Veterinário com mestrado em Clínica Cirúrgica Veterinária e doutorado em Clínica Cirúrgica Veterinária, ambos pela USP.

O Congresso de Psicologia debateu: “A psicologia Clínica: uma releitura da atuação profissional”, com a conferencista Sílva Suely de Souza Maia, graduada em Psicologia e em Pedagogia pela UNG e mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo.

“Somos reprodução de uma cultura já existente, se não conseguimos contextualizar isso, não remetemos a psicologia atual. Precisamos adequar a técnica da sociedade contemporânea, com mudanças de postura, atitude e ousadia e com a psicologia sendo reconstruída. O homem tem o compromisso com a ética”, disse Silvia, para depois completar: “Precisamos pensar em necessidades atuais. Não estamos pautados no subjetivo”, concluiu.

 A programação do I Congresso Multidisciplinar de Saúde da UNG segue na tarde desta sexta-feira, 19, no teatro Adamastor, em Guarulhos. 

Comentários