Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Cultura


Luta da Pessoa com Deficiência: 6 filmes que pregam a inclusão

Confira a lista!
Por: 21/09/2020 - 11:51
Foto: Intocáveis/divulgação

Nesta segunda-feira (21), é celebrado no Brasil o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A data simbólica tem o objetivo de evidenciar a importância da acessibilidade e inclusão dessas pessoas, seja no cotidiano das cidades, quanto em espaços de lazer e serviços. Nas escolas, segundo o Ministério da Educação (MEC), o acesso de pessoas com deficiência aumentou 381% entre 2003 e 2014, o que é muito significativo. Para celebrar esse dia e exemplificar a importância da inclusão para essas pessoas, separamos seis filmes que abordam o assunto e ressaltam a importância das medidas de combate ao preconceito. Confira a lista abaixo:

1. Intocáveis (2012)

Sinopse:

Um milionário tetraplégico contrata um homem da periferia para ser o seu acompanhante, apesar de sua aparente falta de preparo. No entanto, a relação que antes era profissional cresce e vira uma amizade que mudará a vida dos dois.

Direção: Olivier Nakache, Éric Toledano

Onde assistir: Telecine Play

2. Extraordinário (2017)

Sinopse:

Auggie Pullman é um garoto que nasceu com uma deformidade facial, o que fez com que passasse por 27 cirurgias plásticas. Aos 10 anos, ele irá frequentar uma escola regular, como qualquer outra criança, pela primeira vez. No quinto ano, ele precisa se esforçar para conseguir se encaixar em sua nova realidade.

Direção: Stephen Chbosky

Onde assistir: Telecine Play

3. O Filho Eterno (2016)

Sinopse:

O casal Roberto e Cláudia aguardam a chegada de seu primeiro bebê. A notícia de que seu filho seria portador de Síndrome de Down faz Roberto, que é escritor, ter dificuldades com a paternidade e enfrentar os próprios preconceitos e da sociedade.

Direção: Paulo Machline

Onde assistir: YouTube Filmes

4. Meu Nome é Radio (2013)

Sinopse:

Em uma cidade racialmente dividida, o treinador Jones encontra um estudante deficiente mental chamado Rádio e é inspirado a fazer amizade com ele. Logo, Rádio é o fiel assistente de Jones e o diretor Daniels observa que a autoconfiança de Rádio aumentou. Porém, as coisas começam a piorar quando Jones começa a ter reclamações dos fãs, que sentem que a sua devoção por Rádio está atrapalhando a sua busca por uma vitória no campeonato.

Direção: Michael Tollin

Onde assistir: YouTube Filmes

5. 'Cuerdas' (2014)

Sinopse:

Cuerdas é uma curta-metragem de animação espanhol. O filme conta a história de uma menina que se tornou amiga de um menino Nicolas que tem paralisia cerebral.

Direção: Pedro Solís García

Onde assistir: YouTube Filmes

6. Sempre Amigos (1998)

Sinopse:

Em uma época, em que a sociedade possuía ainda mais dificuldades em acolher alunos portadores de deficiência, vivem Max e Kevin. Max, de 14 anos, vive com os avós e tem dificuldades de aprendizado, desde que testemunhou o assassinato de sua mãe, por isso, sofre bullying dos colegas. Kevin, muito inteligente, é acometido por uma doença que o impede de se locomover. Ao se mudar para a vizinhança de Max, eles se tornam grandes amigos e, juntos, enfrentam o preconceito das pessoas a sua volta.

Direção: Peter Chelsom

Onde assistir: YouTube Filmes

Comentários