Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Julho Verde: os fatores que agravam e as medidas contra o câncer de boca

Especialista ressalta a atenção para a doença, que não apresenta sintomas fortes e é percebida tardiamente
Assessoria de Comunicação Por: 26/07/2021 - 15:42

Por Carlos Melo.

O câncer de cavidade oral é o oitavo tipo mais frequente no mundo e os principais fatores que alavancam esse número de casos são o consumo de tabaco, o etilismo, a radiação ultravioleta, as deficiências nutricionais e as alterações genéticas. Com o objetivo de conscientizar a população, a campanha Julho Verde, que foca na prevenção do câncer de pescoço e também da cabeça, chega a sua 6ª edição.  
 
Na parte oral, especificamente, os tumores atingem as regiões como boca, língua, palato, gengivas, bochechas, amigdalas, faringe, laringe, esôfago e tireoide. A coordenadora do curso de Odontologia da UNIVERITAS – Centro Universitário Universus Veritas Rio de Janeiro, Ruth Ramos, apontou que é preciso estar atento às condições de cada local: “O mais importante é se precaver, visitando seu dentista e sempre que notar sinais como manchas brancas, caroços indolores, nódulos no pescoço, feridas indolores que não cicatrizam. O fumo e álcool são fatores de risco e, portanto, esteja atento”, apontou.    
 
Além disso, a dentista também salientou que os casos são percebidos já em um período avançado, pois não apresentam nenhum sintoma, o que pode ser perigoso: “Estamos em pleno Julho Verde onde procuramos alertar a população quanto aos riscos para essa patologia que, apesar de aparecer na superfície dos tecidos da boca, muitas vezes, é desapercebida pelo paciente, uma vez que suas manifestações iniciais não trazem sinais e sintomas que provoquem desconforto, sendo diagnosticadas tardiamente”, destacou.   
 
O principal é evitar tabagismo (fumo) e etilismo (álcool). Somados, os fatores aumentam em mais de 30 vezes a chance de ter câncer na cavidade oral. Nos casos mais complexos, além do tratamento cirúrgico, é necessária realização de radioterapia para complementar o tratamento e obter melhor resultado curativo. 

Comentários