Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Incentivo à pesquisa científica em Educação

Grupo de Guarulhos tem foco na investigação à violação de direitos humanos na educação escolar
Assessoria de Comunicação Por: 23/03/2021 - 11:47 - Atualizado em: 30/03/2021 - 12:56
por Ingrid Oliveira
 
A pesquisa acadêmica apresenta um papel importante, tanto para os alunos dentro de uma instituição, como para a sociedade como um todo. São por meio de pesquisas feitas dentro das Universidades que conseguimos avanços em diversas áreas, da tecnologia a testes para cura de doenças. O desenvolvimento desses estudos está sempre focado em trazer soluções para problemas ou indagações que atingem a população.
 
Durante a graduação, a pesquisa acadêmica também é um diferencial na vida do estudante. A partir do seu envolvimento em grupos assim, o universitário acaba obtendo um olhar mais crítico e ampliando os conhecimentos obtidos dentro da sala de aula, aprimorando seu desempenho profissional. Foi pensando no incentivo à pesquisa que a Universidade UNG, por meio da equipe do curso de Pedagogia, criou, por exemplo, o grupo de pesquisa com tema “Violação de Direitos Humanos na educação escolar”.
 
“O grupo é aprovado pelo CNPQ e tem como objetivo investigar diferentes cenários de violação de direitos sobre práticas de racismo, sexismo e xenofobia, além de outras formas de violências articuladas às diversidades e diferenças de classe social, raça/etnia, condições orgânicas, orientação, identidade sexual e religião”, explicou a coordenadora do curso de Pedagogia, Vanessa Angélica Patrício. Além disso, também produzem investigações práticas em advocacy, pesquisa-intervenção, pesquisa-ação sobre os efeitos da Educação em Direitos Humanos e cultura de paz no ambiente escolar.
 
“A criação do grupo é um grande avanço institucional, já que a universidade tem como princípio, além das atividades de docência, a pesquisa e a extensão”, destacou Vanessa.
 
Estudantes e pesquisadores interessados em participar devem entrar em contato pelo e-mail pedagogia@ung.br.

Comentários