Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


A importância da escrita no aprendizado de novos idiomas

Confira porque é importante dar atenção a este aspecto no aprendizado de uma nova língua
Por: Taísa Silveira 12/05/2017 - 13:58
Dominar outras línguas é importante na vida profissional, confira estas dicas
Dominar outras línguas é importante na vida profissional, confira estas dicas

Muitos universitários que querem aprender novas línguas ignoram um princípio básico do processo, que é a prática não oral.  Isso significa que a maioria das vezes os alunos de línguas estrangeiras ficam mais preocupados em falar o novo idioma que se familiarizar com a gramática e a semântica, que se aprende através da prática da escrita.

Isso acontece porque quando escrevemos temos a capacidade de fixar de maneira mais eficaz o conhecimento adquirido, e essa é uma das partes mais difíceis de aprender outro idioma. Porém para escrever bem em qualquer idioma é necessário ler muito. Isso mesmo!

A imersão em língua estrangeira através da leitura fará com que você se acostume às formações gramaticais de sintaxe e concordância, sendo meio caminho andado para seu domínio de escrita.

Por isso, antes mesmo de escrever, habitue-se a ler muito na língua que você está aprendendo.

Conheça os cursos de idiomas da UNG

A prática leva à perfeição

Porém apenas leitura na língua não será o suficiente para que você consiga desenvolver a escrita. Para aprender a escrever em outro idioma é necessário praticar escrevendo. No início você pode começar com textos curtos e simples, de preferência sobre algo que você leu, ou ouviu durante o seu dia. Quando tiver mais segurança e experiência comece a praticar a escrita de textos mais complexos, argumentativos que te exijam um nível de vocabulário mais rebuscado e amplo. A cada exercício desses, é interessante que se desenvolva mais parágrafos e páginas do que o feito no exercício anterior. Portanto, iniciar com uma proporção de ler uma página e escrever um parágrafo é um bom início.

Mantenha a constância

Um bom exercício de escrita como já falado no tópico anterior é escrever sobre coisas que você vivenciou, ou entende bem, através de textos opinativos. Falar de coisas que são próximas de nossa realidade ajudam a aumentar o repertório léxico como também organizar de forma estruturada o pensamento. Uma boa dica é manter um diário. Isso mesmo. Um diário pode ser uma boa maneira de você relatar seu dia e fatos que te chamaram atenção, sem que você precise inicialmente ter uma preocupação com a formalidade exigida em textos acadêmicos por exemplo.

Mantenha contato com falantes nativos

Nada melhor para sua prática do que estar constantemente em contato com pessoas que falem a língua desde que nasceram. Isso significa sobretudo, manter troca de e-mails 0 ou cartas se você for mais vintage - com pessoas nativas da língua que você deseja aprender. De maneira natural e informal, você terá sua escrita corrigida por quem vive a língua desde a mais tenra idade. Existem sites na internet em que você consegue conversar via chat com pessoas do mundo todo e praticar exercícios de escrita e pronúncia que serão corrigidos tanto por professores da língua quanto por nativos.

E você, quantas línguas você já domina? A UNG oferece diversos cursos de idiomas. Conheça as opções!

 

Comentários