Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


I Seminário de Tecnologias Assistivas reúne jovens idealizadores

O evento foi interdisciplinar e contou com o desenvolvimento dos estudantes
Assessoria de Comunicação Por: Juney Freire 26/11/2019 - 11:22
Imagem mostra estudantes com caderno nas mãos
Objetivo do evento foi desenvolver protótipos que possam ser utilizados no futuro
No último dia 12, a UNIVERITAS – Centro Universitário Universus Veritas Rio de Janeiro realizou seu I Seminário Interdisciplinar de Tecnologias Assistivas. No evento, alunos de diversos cursos apresentaram seus projetos após meses trabalhando as ideias em laboratório. O objetivo foi desenvolver protótipos para serem, futuramente, utilizados por pessoas com deficiência física, promovendo, deste modo, a inclusão.
 
Segundo Marta Amaral, coordenadora de Pedagogia da UNIVERITAS, foi um orgulho ver a interação entre os estudantes de várias áreas no desenvolvimento de produtos de utilidade pública. “É interessante que os alunos puderam constatar as mais diversas fases pelas quais passam um produto, antes de seu lançamento. Quem é estudante de Ciência da Computação pensou na construção do projeto, os de Gestão Comercial, na comercialização, os de Pedagogia no treinamento e envolvimento dos usuários, os de Artes Visuais, na criação da logomarca. O evento permitiu que eles observassem de perto o porquê da necessidade da interdisciplinaridade, pois é exatamente assim como as empresas trabalham no mercado”, explica a coordenadora.
 
Antes das apresentações, o anfiteatro da Instituição recebeu o professor Armando Melo, que mostrou ao público seu projeto que consiste em uma luva motorizada com sensores capazes de dizer à pessoa portadora de deficiência visual a cor do material que ela está tocando. O mecanismo é idealizado a partir de um arduino – microcontrolador de prototipagem eletrônica que funciona com suporte de linguagem de programação.
 
Logo após, os alunos apresentaram três projetos, foram eles: um aplicativo que permite a comunicação entre pessoas com deficiências visual e auditiva; um assento sanitário com bidê e acionamento por pedais, idealizado para pessoas que não possuam os membros superiores; e o app Aurora, que possibilita às pessoas se ajudarem mutuamente, como, por exemplo, no caso de uma pessoa cega querer atravessar a rua. Quem estiver do outro lado do app ajudando, vai ganhar, como retribuição, abraços virtuais, que podem ser trocados por produtos de empresas conveniadas.
 
Ao final do evento, a banca de professores presentes comentou sobre os projetos exibidos. A ideia é que nos próximos semestres de 2020 os estudantes passem os projetos da  teoria à prática de modo a oferecer os serviços ao público.
 

Comentários