Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Festas de final de ano requerem maior cuidado com pets

Fogos de artifício, decorações, comidas natalinas, doces e bebidas alcoólicas podem significar problemas para seu animal de estimação
Por: Taísa Silveira 26/12/2017 - 15:01 - Atualizado em: 28/12/2017 - 16:15
Fogos de artifício, decorações e comidas natalinas podem significar problemas para seu pet/Pixabay
Fogos de artifício, decorações e comidas natalinas podem significar problemas para seu pet/Pixabay

 

Por Rafaella Sabino

O final de ano é esperado por muitas famílias e amigos, que desejam se reunir e confraternizar. Porém, quem tem animais de estimação deve tomar certos cuidados para evitar o stress e até o adoecimento dos bichinhos. Os fogos de artifícios são o principal problema que os atinge, mas não o único. Comidas natalinas, decorações, doces e bebidas alcoólicas também podem significar transtorno. Por isso, todos os detalhes das comemorações precisam ser observados com atenção para manter o conforto dos animais e evitar possíveis contratempos.

Fogos de artifício

Eles, os grandes inimigos dos pets, estão presentes em todas as celebrações de final de ano e é impossível evitá-los. Por terem uma maior acuidade auditiva, os bichos ouvem os sons com maior intensidade que os seres humanos, o que pode provocar desde stress até problemas de saúde mais graves. Para que isso não aconteça, pequenas precauções devem ser tomadas. Uma delas é ficar sempre perto do animal durante as festas. “Protegê-los em local fechado, dentro de casa, junto com seus proprietários passa um sentimento de segurança, além de evitar possíveis fugas”, afirma o presidente da Academia de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro, médico veterinário e professor da UNIVERITAS, Rogério Alvares.

Quem sempre segue essa e outras orientações à risca é a bióloga e estudante de veterinária Anacy Miranda. Ela trabalha como Pet Sitter há mais de quatro anos, mas desde sempre foi a cuidadora oficial dos animais dos amigos. Atualmente, recebe em sua casa cerca de quatro cães e dois gatos por vez. Nas festas de final de ano, redobra o cuidado com os bichinhos. “Fico com eles o tempo inteiro, para intervir no caso de qualquer imprevisto. Temos que entender que é uma situação nova e que pode, inclusive, deixá-los agressivos. Além disso, podem apresentar dificuldade para respirar, crise de pânico e convulsões”, diz.

Ela e Rogério alertam que os cuidado devem ser redobrados caso os animais terem doenças preexistentes, como problemas respiratórios, neurológicos e cardiopatas. “Animais mais agitados e ou portadores de cardiopatias deverão ser levados ao médico veterinário para consulta, objetivando uma conduta clínica adequada a situação”, afirma o veterinário. “Inclusive, em casos mais graves, podem ser receitadas medicações calmantes”, complementa.

Duas estratégias utilizadas pela Pet Sitter tentar tranquilizar os animais são acostumá-los com som alto desde cedo e incentivá-los a gastar o máximo de energia antes da hora da festa. “Horas antes ligamos o rádio e a televisão e vamos aumentando o volume aos poucos até que eles se acostumem. Na hora do evento isso ajuda a abafar o som externo. Também intensificamos os passeios para que eles gastem o máximo de energia possível e fiquem mais tranquilos à noite”

Nada de enfeites chamativos

As decorações natalinas são lindas não só para humanos, mas também para os animais, que vão querer interagir. E é aí onde mora o perigo. Anacy conta que há tempos não coloca enfeites de Natal, para evitar que os bichanos fiquem mexendo e acabem se machucando. “O colorido e as formas chamam atenção. Eles podem derrubar, quebrar e até engolir. Já vi vários animais precisando de intervenção cirúrgica por terem engolido objetos e isso é péssimo”, afirma pet sitter, que estagia em uma clínica veterinária.

Cuidados na alimentação do Pet

Nada de inovar na comida de seu bichinho de estimação só porque é Natal ou Ano Novo. O sistema gastrointestinal dos pets é acostumado a receber sempre a mesma alimentação, por isso não deixe que ele coma os restos de comida, nem permita que algum convidado o alimente. Os cuidados devem ser maiores quando se trata de açúcares, em especial chocolate, ossos de galinha e bebidas alcoólicas.

- O açúcar pode provocar muitas doenças, que vão desde diabetes até danos no sistema nervoso e digestivo, podendo inclusive provocar a morte por envenenamento;
- Ossos de aves representam um risco em potencial, pois podem provocar perfurações intestinais;
- Chocolates possuem uma substância chamada teobromina, que é facilmente metabolizada pelo organismo humano, mas não pelos pets, podendo ocasionar vômito, diarreia, tremores, convulsões e intoxicação;
-  As bebidas alcoólicas também ocasionam intoxicação. Isso acontece porque a absorção do líquido é mais rápida nos bichos, causando alterações no fígado, pâncreas e rins.

Comentários