Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Carreiras


As férias podem ser momento ideal para buscar ou trocar de estágio

À medida que os semestres passam, aumentam as responsabilidades diante da graduação, mesmo no período das férias!
Por: 22/07/2022 - 08:48
O estágio é fundamental para começar na carreira. Crédito: Unsplash

Escrito por Rachel Andrade

No período de férias, todo estudante busca descansar e aproveitar o tempo livre para curtir com os amigos e familiares. No entanto, à medida que os semestres passam, as responsabilidades também aumentam, principalmente em relação à graduação. Muitos estudantes conseguem descansar apenas parte das férias letivas devido às demandas do estágio obrigatório ou do estágio curricular que esteja exercendo. Mas também é nesse período que muitos se perguntam: qual o momento ideal para trocar de estágio? Ou ainda: Devo aproveitar minhas férias para buscar um estágio?

Troca de estágio

Segundo a lei nº 11.788/2008, conhecida como Lei do Estágio, o estagiário tem direito a um contrato de seis meses a um ano, podendo ser renovado por até dois anos. Isso não impede que seja possível trocar de estágio após seis meses de serviço em um local. Ainda é preferível, segundo a normativa, que a empresa conceda as férias ao estagiário no mesmo período da faculdade, para que seja possível aproveitar o descanso completo.

Desse modo, dá para aproveitar o período de folga do estágio atual e procurar outro que seja mais alinhado com o que você busca na sua formação profissional. Vale ressaltar, no entanto, que é sempre bom permanecer no mesmo local de trabalho por pelo menos seis meses, para validar o período de aprendizagem prática no currículo.

Estágio novo

Já para quem pretende começar a estagiar no semestre seguinte, vale a pena enviar o currículo atualizado para empresas que estejam com vagas e processos seletivos abertos. A depender da área de atuação, algumas agências ou escritórios possuem um longo processo de seleção, com várias etapas, podendo levar um tempo até algum candidato ser contratado. Então é importante não perder tempo e ir atrás de oportunidades abertas na sua cidade.

Agora que você já tem essas dicas, aproveite as férias da faculdade para ir atrás da sua qualificação profissional por meio do estágio. Dessa forma, você fica mais preparado para o mercado de trabalho!

Comentários