Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Opinião


Estudo e qualificação na quarentena

Janguiê Diniz - Fundador e Presidente do conselho de administração do grupo Ser Educacional - Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo
Assessoria de Comunicação Por: 06/05/2020 - 09:05 - Atualizado em: 07/05/2020 - 09:29
Desde que foi decretada a quarentena e todos passaram a ficar em casa – ou ao menos deveriam –, o que mais vemos nas redes sociais são pessoas reclamando de estarem presas, sem contato com outros, entediadas, sem nada para fazer. O trajeto quarto-sala-cozinha virou rotina repetida exaustivamente. Esse período de reclusão, no entanto, pode – e deve – ser usado para diversas atividades que antes, pela correria do dia a dia, não eram possíveis. Uma das principais, e talvez a mais importante, é o estudo.
 
A quarentena deixou todo mundo com bastante tempo livre e pouca coisa para ocupá-lo. Por que não, então, utilizar esse tempo para investir em si mesmo? Buscar o estudo como forma de enriquecimento da mente e desenvolvimento pessoal é uma ótima alternativa. Basta pesquisar rapidamente que se acha diversas instituições, empresas e profissionais que estão liberando gratuitamente, durante o período de isolamento, cursos online. O Instituto Êxito de Empreendedorismo, através do site www.institutoexito.com.br possuem diversos cursos gratuitos. A Amazon, por outro lado, também disponibilizou milhares de títulos para download gratuito. Há várias outras plataformas que estão abrindo seus conteúdos e materiais para ajudar quem está dentro de casa. Essas ações são, inclusive, muito benéficas aos micro e pequenos empreendedores, profissionais informais e aqueles que perderem o emprego durante essa crise, pois terão maneiras de buscarem uma qualificação e se desenvolver.
 
Sempre defendi e continuarei defendendo a educação como principal e melhor forma de mobilidade social. Conhecimento é a única coisa que não podem tirar de você, sendo assim seu maior bem, mesmo que intangível. Hoje, graças à tecnologia, é possível ter acesso a uma infinidade de conteúdos, aulas online ao vivo e gravadas, minicursos, palestras, enfim, tudo para quem quer investir em si próprio. Que tal começar a desenvolver uma nova habilidade ou talento? Já pensou em buscar uma nova área de atuação? Todo profissional precisa se capacitar sempre em seu mercado, para não ficar para trás.
 
O isolamento social pode ser desmotivador, entediante e até mesmo depressivo, mas tudo isso some se você canaliza suas energias na direção certa. Ocupar a mente exercitando-a é uma saída muito interessante. Pense que, lá na frente, quando essa situação passar, você vai ter dado largos passos no seu desenvolvimento pessoal e profissional e absorvido conhecimentos que lhe garantirão diferencial competitivo no mercado de trabalho, que, é bom lembrar, ficará mais complicado nos próximos meses. Dessa forma, prepare-se para enfrentar os desafios que estão por vir.

Comentários