Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Responsabilidade Social


Estudantes e Professores de Gastronomia plantam Cambucizeiro

A ação pretende despertar a importância da fruta na cozinha e bioma do Sudeste
Assessoria de Comunicação Por: Pâmela Vespoli 24/03/2017 - 15:22 - Atualizado em: 24/03/2017 - 17:11
envolvidos plantam a arvore
A árvore do Cambuci predomina nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais

Na tarde da quarta-feira (22), estudantes e professores do curso de Gastronomia reuniram-se para plantar duas mudas de Cambuci na praça do campus Centro, uma das principais áreas de descanso da unidade. A ação faz parte do Projeto Preservação dos Frutos da Mata Atlântica, que pretende combater a destruição do bioma e preservar os pratos culinários que dependem destes ingredientes.

“Quando você divulga algo que está prestes a entrar em extinção é como pedir socorro”, ressaltou a coordenadora do curso de Gastronomia Deborah Sisti. Atualmente a Mata Atlântica possui menos de 10% de floresta nativa, segundo o Instituto Brasileiro de Florestas. A professora Dolores Freixa explicou em sala de aula, após a experiência prática dos estudantes, que o Cambuci é o símbolo da Floresta Amazônica e por isso a árvore foi escolhida para representar o projeto.

A iniciativa derivou do trabalho realizado pelo Instituto Auá, que incentiva agricultores familiares a recuperarem a biodiversidade por meio de plantações dos frutos nativos em áreas que foram devastadas pelo procedimento da monocultura. Em apoio à universidade, o instituto disponibilizou as mudas usadas na ação.

A árvore do Cambuci predomina nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Ela atinge em média oito metros e consegue gerar frutos a partir do terceiro ano, após semeado. O formato de suas frutas dá nome à planta, em indígena significa pote de cerâmica. A polpa é cremosa, não possui caroço e tem um cheiro forte e característico.

No século XVIII ela servia como alimento para os tropeiros que saiam do porto de Santos e passavam pela trilha do bairro Ipiranga em direção ao centro da cidade. No caminho, eles aproveitavam para tomar um pouco da pinga derivada da fruta no bairro, que atualmente é chamado de Cambuci.

Hoje o pomo pode ser degustado de várias formas, compondo desde simples receitas, que podem ser encontradas em pequenas feiras de bairro, até complexos pratos servidos em restaurantes da alta gastronomia. A professora apresentou as utilidades culinárias da fruta: mousse, chutney, bombom, salada, Cambuci recheado com ricota, costela temperada com a fruta e muitas outras opções.

Assim, os estudantes puderem perceber que o Cambuci é uma ótima sugestão para a criação de seus futuros cardápios, permitindo agradar a todos os tipos de paladares.

 

 

Comentários