Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Tecnologia


Estudantes criam app que facilita acesso às consultas jurídicas

Alunos do curso de Ciência da Computação da UNIVERITAS elaboram projeto para ajudar cidadãos no entendimento de diversos documentos jurídicos
Assessoria de Comunicação Por: 14/03/2022 - 14:49
por Larissa Barreiros
 
Alunos do sétimo período do curso de Ciência da Computação do UNIVERITAS - Centro Universitário Universus Veritas Rio de Janeiro desenvolveram um aplicativo que permite um melhor entendimento para as pessoas que precisam se informar a respeito de documentos jurídicos. O app é utiliza um texto mais claro e adequado para o cidadão que é leigo no assunto.
 
O protótipo, desenvolvido na disciplina de Projetos Integradores 2 e nomeado como “Ser Justiça Visual Law”, tem como ideia extrair os dados, armazenando-os em um formato JSON, e processá-los, trocando algumas palavras por sinônimos e associando textos com imagens, para que a informação possa ser representada visualmente. Além de conectar o documento com outros links, possibilitando a melhor descrição dos dados, transformando os documentos jurídicos em uma linguagem de fácil compreensão.  
 
Para o coordenador do curso de Ciência da Computação da Instituição, Miguel de Carvalho, a ferramenta promove a inclusão de todas as pessoas, derrubando barreiras com o uso da tecnologia. “O direito de informação é fundamental e faz parte da acessibilidade. Dessa maneira, tornar documentos jurídicos mais claros e compreensíveis também é uma forma de acesso à informação”, explica o professor.
 
A versão teste da plataforma já foi aprovada. O lançamento da versão final está previsto para junho de 2022.

Comentários