Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Engenharia cria, otimiza e fiscaliza os projetos ao redor do mundo!

Marcele Lima Por: 10/12/2018 - 19:07 - Atualizado em: 10/12/2018 - 19:10
Engenharia cria, otimiza e fiscaliza os projetos ao redor do mundo!
Engenharia cria, otimiza e fiscaliza os projetos ao redor do mundo!

Desde a antiguidade, nas pirâmides egípcias, nas grandes construções romanas ou nos templos gregos era possível observar o trabalho um tanto quanto especializado,  mas as pessoas que atuavam nessas funções geralmente eram consideradas inventoras, aplicadoras de engenhocas.

A primeira pessoa a ser nominada “engenheiro” de fato foi o inglês John Smeaton, que se auto intitulava Engenheiro Civil. Ele ficou conhecido na história como o Patrono da Engenharia.

Pode-se dizer que sem os engenheiros, nossas vidas seriam bem diferentes. Entretanto, eles não se dedicam somente às construções. A engenharia é uma profissão que tem diversas especialidades, cada uma delas com suas características próprias.  

Conceitualmente, a Engenharia é uma ciência ou arte de fazer algo aplicando conhecimentos de física, química, matemática, ciências humanas, na construção de pontes, edifícios, minas, navios, além de atuar no suporte de produção das indústrias e desenvolvimento de tecnologias.

No mundo existem mais de 100 especialidades nas engenharias, no entanto no Brasil o Ministério da Educação reconhece e autoriza o ensino de 34 delas, divididas em diversas áreas de atuação, desde civil a engenharia ambiental.

11 de dezembro é dia do Engenheiro! Tem o sonho de ser um e não sabe qual área seguir? Conheça algumas delas!

 

Engenharia Elétrica

Trabalha com a geração, transmissão, transporte e distribuição de energia elétrica.  É responsável pela elaboração, execução e orientação de projetos deste setor, podendo atuar em Usinas, Linhas de transmissão e companhias energéticas estatais, privadas e etc.

Engenharia da Computação

Aqui o Engenheiro é o responsável por desenvolver  projetos de automação industrial, sistemas, computadores e periféricos. A área de hardware é o foco deste profissional. Pode também ir pro lado da inteligência artificial, atuando em indústrias de tecnologia e fabricação de softwares, equipamentos eletrônicos e laboratórios.

Engenharia Ambiental

Os engenheiros ambientais atuam na análise, manejo e monitoramento de problemas ambientais tanto nos meios urbanos e quanto rurais. Eles buscam soluções para os problemas que acometem o meio ambiente. São responsáveis por avaliar a dimensão dos problemas causados à natureza e se tem como revertê-los. Podem trabalhar em Organizações não governamentais, em empresas públicas que cuidam da área ambiental, saneamentos e laboratórios de pesquisa.

Engenharia Mecânica

Área ligada à construção, análise, operação e manutenção de sistemas mecânicos, como motores, veículos, máquinas e sistemas termodinâmicos. Podem trabalhar em vários tipos de indústrias, tanto na execução, quanto na elaboração de projetos para o setor.  É uma especialidade ampla, que pode ajudar desde a construção de um motor de geladeira à construção de uma turbina de avião ou um carro dos mais potentes.

Engenharia Naval

Capacitado para atuar na construção de barcos, submarinos, navios e plataformas marinhas. Também é o engenheiro naval o responsável por desenvolver tecnologias para exploração de rios, lagos, mares e oceanos. Um dos mercados mais promissores para os engenheiros navais são as plataformas de petróleo.

Engenharia de produção

Muitas empresas necessitam deste engenheiro para otimizar a produção. Eles fazem levantamentos de custos de materiais, ferramentas, serviços e controle dos estoques. Aplicam conhecimentos tanto das ciências exatas como sociais para solucionar os problemas existentes, visando aumentar a produtividade e reduzir gastos. O trabalho deste profissional envolve administração, gestão e um pouco de economia. Tem um vasto campo de atuação.  

Engenharia Civil

Em umas das especialidades mais concorridas, o engenheiro civil ocupa-se dos projetos, construções e obras de todas as espécies. Pontes, estradas, viadutos, prédios. Eles estudam os terrenos das construções e também podem cuidar da manutenção e restauro, prevenindo acidentes. Pode trabalhar tanto em construtoras como em organizações governamentais.

Engenharia Química

Um cientista! Este profissional inventa, aprimora e busca recursos para melhoria de produtos químicos dos mais diversos deste tintas de cabelo e parede até alimentos e bebidas. Os engenheiros aqui desenvolvem produtos, mas também fiscalizam a qualidade deles. Além de trabalharem na melhoria do meio ambiente, ajudando a eliminar resíduos que possam prejudicar a saúde de seres vivos. Laboratórios industriais e de pesquisa, universidades, ONGs e empresas públicas são os locais de atuação do profissional.

Comentários