Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Conheça os 3 tipos mais comuns de TCC

Saiba como executar o trabalho de conclusão de curso
Por: Henrique Nascimento 06/09/2017 - 12:54 - Atualizado em: 06/09/2017 - 12:57
Conheça os 3 tipos mais comuns de TCC/Freepik
Entenda o que é cada uma das 3 formais mais comuns de TCC

O final do Curso Superior é marcado pelo famoso trabalho de conclusão de curso. O TCC, como é conhecido, pode ser realizado de várias formas dependendo da área estudada. Algumas graduações, inclusive, não exigem a realização do TCC. As que exigem utilizam esse trabalho como forma de certificar, caso o trabalho seja aprovado, o estudante como graduado.

Entre as formas possíveis de realização encontram-se as três mais comuns: a monografia, produção de artigo acadêmico e publicação em revista científica. Entenda o que é cada uma delas e veja que não há motivos para ter medo do trabalho de conclusão de curso.

Monografia

A monografia é um tipo de TCC que transcende a graduação e também pode ser feita em cursos de pós-graduação. O objetivo da monografia é colocar o aluno em contato com a área de pesquisa acadêmica. O termo deriva etimologicamente do grego, mónos significa “um só”, e grapheim, “escrever”. No Ensino Superior brasileiro compreende-se o conceito de monografia não como aquilo que é escrito por um só, mas aquilo que é escrito sobre um só tema bem delimitado.

A construção desse tipo de TCC é feita a partir do cumprimento de algumas etapas relativas à pesquisa científica. São elas: construção de um pré-projeto e um projeto; execução da pesquisa; redação da monografia. Na primeira etapa são delineados, com auxílio do orientador, qual será o tema tratado e o recorte, quando mais específico melhor. Também é preciso identificar um problema relativo ao objeto e suas possíveis hipóteses de conclusão da pesquisa. Na segunda, o trabalho de pesquisa é mais exaustivo e possui um método de execução específico, de acordo com o que está sendo estudado. O processo de desenvolvimento e os resultados, por fim, serão relatados no última etapa, a monografia.

Produção de artigo acadêmico

A produção de um artigo acadêmico assemelha-se metodologicamente a construção de uma monografia. Será necessário um trabalho de pesquisa científica que resulte posteriormente no artigo. O artigo apresentará de maneira sucinta os resultados da pesquisa.

Diferente da monografia, o artigo costuma apresentar uma extensão mais curta, entre dez e vinte páginas. Estruturalmente é composto por um resumo, introdução, embasamento teórico, desenvolvimento, análise do objeto e considerações finais. Os artigos podem ser apresentados em congressos ou publicados em revistas científicas.

Publicação em revista científica

Publicar em uma revista científica é algo que necessita também de uma pesquisa científica, assemelhando metodologicamente ao processo de construção das demais modalidades aqui já citadas. O diferencial encontra-se no formato. Geralmente são publicados artigos científicos. No entanto, cada revista científica pode ter sua forma específica de construção do material final que será publicado. Podendo variar na estrutura, na formatação e nas opções de temas que podem ser tratados.

Algumas universidades possuem suas próprias revistas científicas, visando a participação dos alunos. Nessa modalidade de TCC o texto deve ser desenvolvido a partir do formato de material aceito pela revista científica em que se planeja publicar.

Outras modalidades

Além dessas formas de TCC que costumam ser as mais comuns, determinados cursos apresentam outras possibilidades de trabalhos. Como os cursos de comunicação. No curso de jornalismo, por exemplo,pode ser feita uma reportagem em formato de livro, vídeo ou áudio, assim como um documentário. Outros cursos também contemplam atividades práticas como trabalho de conclusão de curso.

Vai desenvolver seu TCC, saiba como se preparar financeiramente para isso!

Comentários