Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Conheça as áreas de atuação do profissional de Educação Física

Não só em academia e escolas pode trabalhar um educador físico. O profissional também atua em áreas relacionadas a lazer, esportes e saúde. Confira aqui quais são e o que fazem!
Por: 08/02/2017 - 08:00 - Atualizado em: 06/06/2017 - 14:55
Foto: Freepik
Conheça as áreas de atuação do profissional de Educação Física
Matéria escrita por: Camilla de Assis
 
Licenciatura ou Bacharelado. Essas são as duas formas que o estudante de Educação Física têm para se graduar. Com duas titulações diferentes, as áreas de atuação dentro do mercado de trabalho também destoam. A depender do nível da carreira - se está no início ou no auge dela -, os salários podem chegar a R$ 8 mil.
 
Com Licenciatura, o profissional só poderá atuar  dando aulas em escolas. O famoso professor de educação física das instituições públicas e particulares de ensino, que instruem os alunos a desenvolverem capacidade física por meio de atividades que envolvem o movimento corporal e até mesmo o ensino básico de modalidades esportivas.
 
Já com Bacharelado, o âmbito do mercado de trabalho se expande. Os profissionais da área podem alçar diversos segmentos, a depender da escolha. Eles também podem ser professores - tanto do Ensino Básico quanto da área acadêmica - ou até mesmo montar um negócio próprio, como uma academia de ginástica. Com essa titulação, o educador físico atua nas áreas de Esportes, Lazer e Saúde, no mercado convencional.
 
Em Esportes, é realizado o treinamento de equipes de modalidades como natação, judô, handebol, futebol, entre outros. O estudante, na graduação aprende a metodologia da modalidade esportiva, então está apto a ensiná-la.
 
Já na área de Lazer, o profissional de Educação Física lidera atividades como colônias de férias, festas que contratem atividades físicas, exercícios em parques, entre outros. A área desse educador é usar os conhecimentos de melhoria da condição física, aprendidos dentro da sala de aula, nos ambientes de lazer e descontração. 
 
Por último, a área da Saúde, o graduado atua junto a uma equipe de multiprofissionais que coordena atividades de melhoria das condições de saúde de pacientes. Por exemplo, se uma pessoa chega a uma emergência com o infarto do miocárdio, ela passa pelo processo inicial, depois vai ao médico, que encaminhará exames e demais procedimentos e, por fim, encontra o profissional de educação física, que realizará atividades específicas para a o fortalecimento cardíaco do paciente.
 
Empregabilidade
 
Além de ser categorizada como uma área ligada à saúde e à estética, o ramo de academias também é o setor que mais emprega, justamente por ser o que mais carece de especialistas. Apesar de ser a área com melhor remuneração, os profissionais de Educação Física geralmente são liberais, então o salário a ganhar todo mês vai de cada educador, de cada ramo a seguir e da busca por qualificação. 
 
E aí, gostou? Conta pra gente!

Comentários