Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Conheça 4 softwares utilizados na Engenharia Mecânica

Com a ajuda da tecnologia, programas ajudam os engenheiros em diversos setores na execução de projetos, confira
Por: Taísa Silveira 17/11/2017 - 15:11 - Atualizado em: 17/11/2017 - 15:29

Se nascer no mundo da tecnologia, onde existem grandes invenções como carros, indústrias, informática, eletrodomésticos e outros setores, já é um privilégio. Imagina para quem tem a capacidade de criar todos esses recursos para nossa vida ser cada vez mais prática?

O devido mérito de todas essas conquistas cabe à função do engenheiro mecânico. Esse profissional é responsável por desenvolver máquinas e equipamentos para diversos tipos de indústrias mecânicas e termodinâmicas no geral. Com olho vivo em cada detalhe, o engenheiro mecânico projeta, instala, otimiza e  trabalha na supervisão de produções.

Mas para chegar ao final de todos esses processos, o profissional dessa área trabalha com a ajuda de softwares que facilitam na execução de suas tarefas. E pensando nisso, elaboramos 4 principais desses conjunto de programas, confira.

AutoCAD  

Voltado para projetos em 2 dimensões (2D), o AutoCAD é um software que trabalha com detalhamento de peças mecânicas, traço de projetos e até organização quantitativa de materiais para serem enviados para fábricas.Sua utilidade é voltada para elaboração de peças de desenhos técnicos, modelos tridimensionais (3D), além de possuir recurso para visualização de vários outros formatos. Além da engenharia, o programa também é um dos queridinhos da arquitetura, design de interiores, e vários outros ramos da indústria.

Solidworks 

Semelhante ao Auto CAD, o SolidWorks é um dos programas favoritos de estudantes e profissionais da engenharia mecânica, no setor de automobilística. Além da possibilidade de execucção de projetos em 3 dimensões (3D), esse software também faz simulações de funcionamento de peças, como esforços mecânicos, fluidez e até opções de montagens.

CNC

O Controle Numérico Computadorizado (CNC) é um sistema que controla máquinas, principalmente, em indústrias e tornos mecânicos. Por meio de uma lista de movimentos, ele regula simultaneamente vários eixos,através de uma série de movimentos codificados em uma escrita específica chamada ‘código G’. Sua função se destaca na criação do contorno de peças industriais, complexas e de grande precisão.

A chegada do CNC na indústria muda vários processos industriais. Antes do CNC, a maioria dos procedimentos era realizada com complexidade. Com a chegada desse desenvolvimento tecnológico da informática, o número de erros humanos é menor, bem como a agilidade de montagens tendem a ser mais flexível, fator principal para o aumento da linha de execução de determinadas tarefas que o software substitui.

MAT LAB

Criado em 1970, consiste em um software interativo direcionado para cálculos numéricos.  Sua principal função se destaca em análises de números, cálculo com matrizes, processamento de sinais e construção de gráficos, no intuito de resolver problemas mais rapidamente. Esse sistema permite a resolução de muitos problemas numéricos em apenas uma fração do tempo que se gastaria para escrever um programa semelhante em linguagem C/C++.

Além da engenharia, o software é um dos queridos da área da educação, em especial no ensino da álgebra linear e análise numérica.

E você? Usa alguma desses softwares ou tem alguma preferência? Conta para a gente! Conheça também o curso presencial de Engenharia Mecânica da UNIVERITAS.

 

 

Comentários