Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Confira o que você precisa saber para viajar com seu pet

De carro, ônibus ou avião é preciso levar seu bichinho de estimação com segurança
Por: Katarina Bandeira 03/01/2018 - 10:18
A saudade do animalzinho aperta e grande parte dos donos prefere levar o bichinho junto. Fotos: Shutterstock
A saudade do animalzinho aperta e grande parte dos donos prefere levar o bichinho junto. Fotos: Shutterstock

Por ser um período de férias, muita gente aproveita o mês de janeiro para viajar, seja curtindo as praias ou conhecendo novos lugares. Porém, se você tem um bichinho de estimação, sabe que planejar uma viagem, independente do lugar, não é uma decisão fácil. Nem sempre é possível deixar o pet com algum parente ou arranjar um hotel especializado para hospedá-lo. Além disso, a saudade do animalzinho também aperta e grande parte dos donos prefere levar o bichinho junto. Se você resolveu viajar com toda a família, incluindo seu companheiro de quatro patas, confira nossas dicas para tornar a jornada segura e confortável para ele.

Cuidados para quem vai de carro

Antes mesmo de começar o passeio é preciso tomar alguns cuidados. O primeiro deles é levar o pet ao veterinário para garantir que está tudo bem com a saúde do animal. Caso esta seja a primeira viagem que vocês farão juntos, e ele não esteja muito acostumado com o balanço do carro, leve-o para passear por pequenos trajetos. Isso fará com que o animal se acostume com o movimento do veículo diminuindo a possibilidade de enjoo, ansiedade ou estresse.

Se a viagem for longa é bom suspender a ração por cerca de quatro horas antes de começar a jornada e lembrar de passear com ele antes de começar a rodar. Caso esteja transportando cães, o ideal é fazer paradas para que o animal ande um pouco e possa fazer suas necessidades. E nada de deixar o bichinho solto pelo carro. Além de ser um risco à segurança do animal (em caso de freadas bruscas, por exemplo), deixá-los com a cabeça para fora da janela é infração grave, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), artigo 235, que classifica a prática como condução de animais nas partes externas do veículo. O correto é levar o pet em caixas de transporte, que são próprias para este fim, ou usar uma coleira especial que fica presa ao cinto de segurança do banco (ideal para cães com mais de 10 kg).

Vai subir, motô!

Se a viagem será de ônibus é importante entrar contato com a empresa antes da data da partida para tirar dúvidas a respeito do transporte. Isso porque algumas companhias possuem normas específicas que podem incluir a obrigatoriedade do animal ocupar um assento ao lado do dono ou um número limite de pets que podem ser transportados naquele veículo. Além dos cuidados com o transporte você também precisará apresentar um atestado veterinário, para comprovar que as condições de saúde do animal estão boas e transportá-lo em uma caixa de transporte.

Um pet nas alturas

Para viajar de avião, as regras são um pouco mais rígidas. É importante estar atento às normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), além das especificações da companhia aérea com a qual você irá viajar, pois cada empresa tem suas próprias definições para o transporte.

Para voos nacionais, em geral, é preciso que o pet esteja com as doses das vacinas atualizadas. Também é necessário apresentar atestado veterinário, avisar a companhia aérea sobre o embarque com até 24h antecedência e transportar seu animal em uma caixa de transporte resistente, com ventilação e que o acomode com certa folga. Algumas companhias permitem que os bichinhos ocupem o assento ao lado de seu dono, mas isso irá depender do peso do animal somado a caixa de transporte. No Brasil, a maioria das companhias aéreas cobra em torno de R$ 200 por trecho, para o transporte para animais de pequeno porte. Para cães e gatos de grande e médio porte o valor varia de acordo com a empresa.


 

Essas dicas foram úteis para você? Se você gosta de animais aproveite para conhecer o nosso curso de Medicina Veterinária!

 

Comentários