Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Confira 5 mulheres que são destaque em diversas áreas científicas

Ciência, astrofísica e psiquiatria são alguma das áreas de atuação dessas profissionais
Por: Katarina Bandeira 12/03/2019 - 15:20
Lista apresenta brasileiras que sã destaque em suas profissões. Foto: Freepik
Lista apresenta brasileiras que sã destaque em suas profissões. Foto: Freepik

Durante anos, muitas mulheres tiveram seus feitos profissionais ofuscados por uma história que preferia predominar o protagonismo masculino. Em áreas como ciência, tecnologia e até mesmo literatura, era comum ouvir, majoritariamente, nomes pertencentes a homens, que dividiam o pedestal do reconhecimento profissional com pouquíssimas mulheres. Porém, com o aumento dos direitos femininos e da visibilidade proporcionada pelos meios de comunicação, nos dias de hoje é possível ter um acesso maior ao trabalho de mulheres que se destacam em áreas que, há pouco tempo, eram consideradas masculinas. Confira nossa lista e descubra quais brasileiras estão se destacando nessas áreas!

 

Marcelle Soares-Santos - astrofísica

Professora de astrofísica, Marcelle venceu prêmio mundial de ciências, pelo reconhecimento de sua pesquisa pela Fundação Alfred P. Sload, que seleciona jovens cientistas em todo o mundo. Em seu trabalho ela estuda a natureza da expansão acelerada do universo, visando restrições cosmológicas a serem obtidas a partir de aglomerados de galáxias. Ela é líder de uma das pesquisas mais importantes já realizadas sobre a energia escura do universo.

 

Thaís Vasconcelos - bióloga

A brasileira, de 29 anos, teve sua tese de doutorado considerada uma das mais importante da história da Biologia. Ela conseguiu concluir seu doutorado em Londres, graças ao programa Ciências sem Fronteiras, e se tornou a primeira latino-americana premiada pela Linnean Society. Em sua tese ela analisa a história evolutiva das plantas por meio do material genético de diferentes espécies e, por conta disso, teve sua pesquisa considerada extremamente relevante por cientistas do mundo.

 

Rafaela Salgado Ferreira - pesquisadora

Detentora de um pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (USP), a pesquisadora dirige o laboratório de modelização molecular e de concepção de medicamentos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Lá ela também dá aulas e realiza pesquisas buscando tratamentos mais eficazes para a doença de Chagas. Rafaela recebeu, em Paris, o prêmio Rising Talents ou talentos promissores, em português, concedido pela Fundação L'Oréal em parceria com a Unesco.

 

Joana D’Arc Félix de Souza - cientista

Nascida no interior do Estado de São Paulo, Joana é química, cientista e professora. Durante sua carreira ela já foi vencedora de 82 prêmios relacionados à sua área de atuação. Um destaque especial para o prêmio Kurt Politzer de Tecnologia, oferecido pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abquim), que ganhou como Pesquisadora do Ano, em 2014. A maior parte do seu reconhecimento está relacionado aos projetos de inovação tecnológica na área, principalmente a pesquisa sobre a aplicação da pele suína em transplantes de pele em seres humanos.

 

Nise da Silveira (1905 - 1999) - psiquiatra

A área de saúde, mais especificamente saúde mental, contou com um reforço de peso proporcionado por Nise da Silva. Renomada médica psiquiatra brasileira, ela dedicou sua vida a encontrar outras alternativas para tratamentos que considerava agressivos, tais como o confinamento em hospitais psiquiátricos, eletrochoque, insulinoterapia e lobotomia. Aluna de Carl Jung, Nise também foi pioneira na pesquisa das relações emocionais entre pacientes e animais.

 

Ela inseriu na Terapia Ocupacional atividades artísticas como pintura e modelagem, foi membro fundadora da Sociedade Internacional de Expressão Psicopatológica , em Paris e inspirou a criação de museus, centros culturais e instituições terapêuticas em diversos estados do Brasil e no exterior.

 

Agora que você já conhece essas mulheres que tal fazer nosso vestibular e tornar-se um grande profissional também?

 

Comentários