Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Confira 5 dicas infalíveis de cozinha para quem mora sozinho

Quem mora sozinho sabe como é difícil passar horas na cozinha preparando refeições apenas para si. Confira dicas práticas que vão te ajudar nessa missão!
Por: Camilla de Assis 11/04/2018 - 09:26
Dicas de cozinha
Dicas de cozinha
Quem é solteiro e mora sozinho sabe como é difícil dedicar algumas horas na cozinha para preparar alimentos para si mesmo. Muitas pessoas acham até desmotivante fazer as refeições sem ter companhia e acabam negligenciando a alimentação. Segundo os últimos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 14,6% da população brasileira mora sozinha. Outro levantamento realizado pela Pesquisa Nacional de Saúde, em 2013, chegou à conclusão que 66,1% dos entrevistados avaliaram a saúde como boa ou muito boa, mas apenas 37,3% consome a quantidade diária de frutas e hortaliças. Outros 37,2% consomem carne ou frango com excesso de gordura. 
 
Para não entrar na roda de brasileiros que acabam comendo mal em prol da “praticidade” e acabam consumindo mais alimentos enlatados e industrializados, trouxemos algumas dicas do professor de Gastronomia Anderson Alves que poderão te ajudar no dia a dia na cozinha. Confira abaixo!
 
Faça suas compras mensal e semanalmente
Aproveite algumas horas dos finais de semana ou até mesmo durante a noite para realizar as compras nos supermercados, já que muitos trabalham no sistema de 24h. Esquematize-se para fazer as compras das coisas perecíveis, como feijão e arroz, mensalmente; e as aquisições de carnes e vegetais, queijos, etc., uma vez por semana.
 
Não se preocupe com a quantidade
Você já deve ter muito o que pensar, então não precisa ficar na “neura” sobre o quanto vai ter que cozinhar para se alimentar. Cozinhe o quanto achar necessário e guarde a sobra para uma próxima refeição. Afinal, os imprevistos acontecem e às vezes aquele macarrão do jantar do dia anterior salva vidas na hora do almoço, não é mesmo?
 
Congele as sobras
Aproveite seu potes plásticos roubados da sua mãe (até mesmo aqueles de sorvete) e congele as sobras. Lembre-se que cada comida é no seu quadrado, ou seja, cada alimento vai para um pote específico. Ao cozer, não precisa esperar que os alimentos esfriarem antes de guardá-los no congelador. Isso é um mito. Para garantir a segurança alimentar, é preciso que a comida esfrie relativamente rápido - passe de 60ºC  para 10°C em até duas horas.
 
Congele também vegetais e carnes frescos
Lembre-se da praticidade. Os legumes congelados têm as mesmas propriedades dos alimentos frescos. As carnes também permanecem com os mesmos nutrientes após a refrigeração.  A dica é comprá-los semanalmente e, quando chegar em casa, fazer os cortes e armazená-los no congelador. Após o congelamento, o prazo de durabilidade também se estende. 
 
Evite comprar guloseimas e invista nas frutas
Opte por não comprar alimentos industrializados, pois na hora que bater a fome, você irá escolher biscoitos, bolachas, salgadinhos e doces ao invés de uma refeição saudável. Comprar frutas, por outro lado, pode substituir os alimentos ricos em açúcar e são mais nutritivos. Coloque seu projeto fitness em dia!
 
E aí, qual dessas dicas você vai adotar primeiro? Aproveite e conheça nossa especialização em Práticas Gastronômicas!

Comentários