Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Como estudar para concursos públicos

Quer saber a melhor maneira de estudar para um concurso público? Veja algumas dicas úteis sobre como começar
Assessoria de Comunicação Por: Isabella Silveira 23/01/2017 - 17:48 - Atualizado em: 24/01/2017 - 16:39
pessoa pensando em várias coisas
É importante saber quais pontos costumam ser mais cobrados nas provas

Muitos iniciantes em concursos públicos carregam muitas dúvidas sobre como estudar e como se preparar adequadamente para conquistar a aprovação. Aqueles que pretendem passar em um concurso público devem se organizar e iniciar uma preparação com antecedência, antes mesmo do edital ser divulgado, pois o tempo entre a publicação do edital e a prova é curto em relação ao conteúdo que precisa ser visto.

Por onde começar?

Uma sugestão é começar os estudos pelas disciplinas básicas – aquelas matérias que caem em todos os concursos da área. Assim, o candidato estará se preparando para diversos concursos ao mesmo tempo. Além disso, o conhecimento relacionado às disciplinas básicas muitas vezes é importante para a compreensão de outras disciplinas.

Analisado esses pontos, podemos distribuir as disciplinas que serão estudadas. Vale lembrar que é importante reservar intervalos – 15 minutos – a cada hora e meia a duas de estudo e entre os turnos do dia – 1 hora, pelo menos, entre manhã/tarde e tarde/noite. Deixar um dia livre na semana (ou, ao menos, um turno livre) também é essencial para que o candidato possa recarregar as baterias para a semana seguinte.

Estudar em casa ou se preparar em um curso presencial?

Não há unanimidade sobre qual a melhor forma de se preparar. A maioria dos concurseiros optaram, inicialmente, pelo curso presencial, pois acham a melhor forma de entrar no “mundo dos concursos”, podendo conhecer outras pessoas que também estão nessa caminhada e ter o primeiro contato com muitas matérias antes desconhecidas.

Mas, com o passar do tempo, grande parte deles optam por estudar em casa, com livros e materiais em PDF, pois assim é possível preparar seu ciclo de estudo baseando-se em seu ritmo e nas matérias em que possuem mais dificuldade. Além disso, com essa rotina não há perda de tempo com deslocamento (incluindo engarrafamentos), gastos com estacionamento e refeições fora de casa.

Um outro aspecto diz respeito aos conteúdos extensos e é importante saber quais pontos costumam ser mais cobrados nas provas. O que se observa é que o investimento no curso normalmente acelera o processo e permite que a aprovação seja conquistada em menos tempo.

Preciso estudar o dia todo?

Essa é uma das maiores dúvidas de quem ainda não sabe como se preparar para concursos. Mas assim como as demais dicas, essa também não possui uma regra válida para todas as pessoas. Muitos precisam se dedicar também ao trabalho, filhos e outras atividades. O tempo diário de estudo deve variar de acordo com a disponibilidade de cada um, mas é sempre preciso avaliar a bagagem de conhecimento e a necessidade individual de horas de estudo, baseando na dificuldade ou facilidade de absorção do conteúdo.

Que tipo de material devo usar em minha preparação?

A melhor forma de escolher o tipo e os melhores materiais é conversando com outros concurseiros mais experientes. Participe de fóruns e grupos de quem também está nessa caminhada. A troca de experiência pode ajudar muito antes de decidir qual o melhor. Avalie também o que é melhor para você: se gosta de destacar as partes mais importantes, o melhor são os livros e os PDF’s impressos. Para quem gosta de estudar pelo computador, as melhores opções são os PDF’s e as videos-aulas.

Como montar meu plano de estudos?

Na maioria dos casos, vemos os concurseiros fazerem dois planos de estudos: o primeiro quando não há edital na praça, estudando aquelas matérias que são comuns aos concursos na área foco e um plano de estudo pós edital, baseado no conteúdo que será cobrado nas provas.

No primeiro, é comum dedicar o tempo de estudo a mais de uma matéria (não mais que três), intercalando com exercícios para a fixação do conteúdo estudado.

Já no plano pós edital vemos casos de pessoas que preferem se dedicar apenas a exercícios, misturando, em um dia, todo o conteúdo estudado. Mas nesse caso, é preciso que a preparação antes do edital tenha sido eficaz e eficiente.

Há, também, casos de pessoas que apenas atualizam o plano com as matérias do conteúdo programático e continuam no esquema de estudar mais de uma matéria por dia. Se houver dificuldades para isso, peça ajuda a um professor ou a quem já passou pela experiência de estudar para concursos.

 “Sempre que possível, alternar matérias de exatas, como matemática e afins, com matérias de linguística, como português e direitos. Isso permite que uma área do cérebro descanse enquanto se estuda o outro tipo de disciplina. É interessante também colocar as matérias com as quais se tem menos afinidade nos melhores horários de estudo, deixando os piores horários para as disciplinas mais agradáveis”, afirma Gleibe Pretti, Prof. do curso de Direito da UNG Universidade.

Se eu me dedicar, vou ser aprovado em quanto tempo?

Um dos segredos para a aprovação é força de vontade, persistência e paciência. Assim como tudo na vida, não dá para desistir no primeiro não. O tempo de aprovação em um concurso pode variar de pessoa para pessoa, de concurso para concurso e da combinação desses dois fatores.

Por fim, para evitar frustrações, o candidato deve estar ciente de que a aprovação pode levar alguns meses ou até alguns anos, dependendo do tipo e complexidade do concurso. Reprovações também podem acontecer, mas são apenas etapas do processo e indicam que há aspectos a melhorar, seja no conhecimento da teoria, na estratégia de prova ou no equilíbrio emocional.

 

 

Comentários