Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Comeu e bebeu demais na quarentena? E agora?

Sucos “funcionais” são uma delícia e apresentam grandes benefícios nutricionais
Assessoria de Comunicação Por: Isabella Silveira 14/04/2020 - 15:43 - Atualizado em: 14/04/2020 - 16:01
Os sucos funcionais, além de refrescantes, são uma opção prática e rápida que trazem diversos benefícios para a saúde. Eles são ricos em nutrientes que regulam as diversas funções do organismo, contribuindo com a imunidade e equilíbrio de todo o corpo, além de auxiliar na diminuição da retenção de líquidos que causam o inchaço.
 
Segundo a professora do curso de Nutrição da Universidade UNG, Cristiane Botelho, beber um copo de suco pela manhã, ou se preferir na hora do lanche, além de refrescante, pode ser um bom complemento na quantidade de frutas e vegetais ingeridos na sua alimentação. “O segredo é manter o equilíbrio. Você pode consumi-lo sem exageros. Não precisa incluí-lo em todas as refeições, mas o consumo frequente em conjunto com uma alimentação equilibrada só traz benefícios”, comenta.
 
A nutricionista explica ainda que, para melhorar a quantidade de fibras no suco, é indicado incrementar a receita com linhaça, chia, farelo de aveia ou gérmen de trigo. “Para um melhor aproveitamento das fibras, o ideal é não coar o suco na hora de tomar. As fibras são as principais responsáveis por prolongar a sensação de saciedade e controlar a absorção de açúcar no organismo, ou seja, com as fibras, a fome demora um pouco mais para aparecer e o nível de açúcar no sangue é mais controlado. Os sucos ficam uma delícia e cheio de benefícios nutricionais. Crie seus próprios sucos, varie os vegetais e as frutas, faça substituições. O importante é saborear todas as delícias que a natureza nos proporciona”, finaliza.
 
Dicas:
  • Antes de coar ou adoçar, prove seu suco. Você pode se surpreender com o paladar;
  • De preferência, consuma o suco logo após o preparo para aproveitar ao máximo suas propriedades;
  • Lembre-se que você é livre para fazer suas escolhas. Crie seus próprios sucos, varie os vegetais e as frutas, faça substituições, acrescente mais ou menos água. O importante é saborear todas as delícias que a natureza nos proporciona.

A seguir, a nutricionista ensina três receitas fáceis e refrescantes de sucos “funcionais”.

Suco Verde Refrescante
Ingredientes: 2 folhas de couve, 1 maracujá, 1 maçã (opcional, para adoçar), 1 e 1/2 copo de água gelada.
Bata bem todos os ingredientes no liquidificador. Se achar necessário, coe o maracujá batido antes de misturar aos demais ingredientes.
 
Suco Diurético de Abacaxi
Ingredientes: 2 rodelas de abacaxi, 1/2 xícara de salsinha, 1 pedaço pequeno de gengibre, 1 copo de água.
Bata todos os ingredientes no liquidificador. 
 
Suco colorido
Ingredientes: Suco de 2 laranjas, 2 rodelas de beterraba, 1/2 cenoura, gelo e água. 
Bata todos os ingredientes no liquidificador.
 

Comentários