Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Classe hospitalar semeia educação e leva ludicidade a crianças com câncer

Espaço viabiliza dias menos doloridos de internação na unidade de saúde
Por: 14/02/2019 - 12:09 - Atualizado em: 14/02/2019 - 12:30
O Brasil possui cerca de 155 classes hospitalares, sendo a maioria centralizada na Região Sudeste (63)
O Brasil possui cerca de 155 classes hospitalares, sendo a maioria centralizada na Região Sudeste (63)

De um projeto experimental, a classe hospitalar se tornou um espaço de incentivo ao aprendizado de crianças em tratamento contra o câncer, promoção de atividades lúdicas e, juntamente com a participação familiar, viabiliza dias menos doloridos de internação na unidade de saúde. A modalidade de ensino funciona de forma diferenciada do ensino regular, ou seja, com carga-horária reduzida, flexibilidade e atendendo à necessidade individual do aluno. De acordo com levantamento divulgado em 2015, o Brasil possui cerca de 155 classes hospitalares, sendo a maioria centralizada na Região Sudeste (63).

 

Os professores desenvolvem, juntamente com as crianças e adolescentes, atividades e seguem o planejamento escolar, conteudístico,  idealizados pelas escolas de origem dos alunos ou desenvolvidos junto à Prefeitura de cada cidade. Assim, cada aluno tem um portfólio, com informações sobre atividades executadas e desenvolvimento cognitivo e, a partir desta documentação e provas escritas, enviadas pelas escolas de origem, os alunos são avaliado

Para pais e familiares, a classe hospitalar é um aliado para o tratamento e um sopro de esperança para dias melhores. “Quando chegamos ao hospital, em agosto de 2018, tivemos a preocupação com a escola, se Hanna perderia o ano letivo. A classe escolar é muito importante, porque, além da parte cognitiva, há interação com os outros alunos e com as professoras”, frisa Alexandre Barbosa, que acompanha a filha Hanna no tratamento.

Questionado sobre a efetividade das aulas durante o tratamento, Alexandre é categórico. “O tratamento é bastante complexo e agressivo. Então, algo que vai fazer com que ela se distraia. Já é ruim estar em um hospital, dentro de uma enfermaria. Imagine sem ter uma interação com outras crianças, com o estudo no geral?”, realça.

Confira o vídeo para conhecer mais sobre a classe hospitalar:

Fotos: Rafael Bandeira/LeiaJáImagens
 
Se interessou pelo assunto? Faça o nosso vestibular de Pedagogia!
 

Comentários