Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Cinco lições de vida que o rock'n'roll ensina

Nem só de riffs pesados é feito o rock. O estilo musical pode trazer ensinamentos e mudar vidas
Por: Paula Brasileiro 04/07/2017 - 17:15 - Atualizado em: 13/07/2017 - 12:18
No dia 13 de julho é celebrado o Dia Mundial do Rock
No dia 13 de julho é celebrado o Dia Mundial do Rock

Surgido no início da década de 1950, o rock'n'roll logo caiu no gosto de pessoas de todas as idades ao redor do mundo e, hoje, coleciona diferentes vertentes e diversas fases. Mas, engana-se quem pensa que o rock é feito apenas de música em alto volume, riffs pesados e camisas pretas. Muito além da diversão, este estilo musical pode ensinar lições importantes para a vida. Confira.

 

 

1 - Faça o bem ao próximo.

 

Não é raro encontrar artistas da música pesada contribuindo para causas sociais. Em 1985, mais precisamente no dia 13 de julho, diversos artistas se juntaram para um grande concerto em prol de famílias pobres da Etiópia, o Live Aid. O evento reuniu os maiores representantes do rock mundial como U2, Black Sabbath, Led Zeppelin, David Bowie, Queen e Dire Straits, entre outros. Os shows aconteceram na Filadélfia (EUA) e Londres (Inglaterra) e reuniu mais de 200 mil pessoas, além de ter sido transmitido ao vivo para mais de 100 países. Não à toa, a data acabou sendo escolhida para, dali em diante, ser celebrada como o Dia Mundial do Rock.  

 

 

2 - Estudar é importante.

 

Independente da área, estudar e se especializar é imprescindível para se destacar no mercado. Os roqueiros sabem disso como ninguém e alguns deles foram longe em suas vidas acadêmicas. Freddie Mercury, líder da lendária banda Queen, formou-se em Design Gráfico e Artístico na Ealing Art College, na Inglaterra; John Lennon - dispensa apresentações - estudou Artes Gráficas no Liverpool Institute of Arts; Samuel Rosa, da banda mineira Skank, é formado em psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e Dexter Holland, vocalista e guitarrista da Offspring, é bacharel em Biologia e mestre em Biologia Molecular pela University of Southern California.

 

 

3 - Ter estilo é um diferencial.

 

O que seria das bandas de rock sem o visual? O estilo dos músicos costuma chamar atenção, ditar tendências e é o que os torna reconhecíveis em meio aos demais, tanto quanto o som que fazem. E, desde que o rock é rock, seus artistas vêm fazendo moda com maestria. Na década de 1950, o rei Elvis Presley imortalizou o look topete+costeletas; anos mais tarde, os Ramones apresentaram o estilo punk com jaquetas de couro e coturnos; as meninas do The Runaways marcararam com calças de couro, botas de salto e lingeries à mostra, em 1970; na mesma época, David Bowie deu a cara do Glam Rock com maquiagens coloridas, paetês e muito brilho, além de brincar com a androginia; e, na década de 1990, o Nirvana mostrou ao mundo o que era ser grunge com seus jeans rasgados e cabelos bagunçados.

 

 

4 - Força de vontade muda vidas.

 

Superação é palavra facilmente encontrada na história de diversos astros do rock. São pessoas que dão exemplo de luta e força de vontade como o guitarrista Eric Clapton, que enfrentou o vício em heroína durante anos e, tendo vencido a batalha contra a droga, fundou uma clínica que ajuda na recuperação de pessoas que passam pelo mesmo problema, a Crossroads Centre. Outra história inspiradora é a do baterista da banda Deff Lepard, Rick Allen. Em 1984, Allen perdeu o braço esquerdo em um acidente de carro. Apenas quatro semanas após a tragédia, ele logo começou a trabalhar no desenvolvimento de uma bateria adaptada para que pudesse tocar apenas com os pés e o braço direito. Com o equipamento elaborado, o baterista pôde voltar à sua função e, também, fundou uma ONG que auxilia pessoas com deficiência física, a The Raven Drum Foundation.

 

 

5 - Ter uma causa é motivador.

 

Engajar-se em causas costuma ser benéfico para os que as defendem e para aqueles beneficiados por elas. O ex-Beatle Paul McCartney faz isso na prática sendo um dos defensores mais famosos do vegetarianismo no mundo. Ele é o criador da campanha Meat Free Monday (Segunda-feira Livre de Carne) que tem o objetivo de encorajar a prática vegetariana além de disseminar os impactos ambientais causados pelo consumo de carne. Os integrantes da banda Linkin Park também são bastante engajados. Em 2004 eles fundaram a ONG Music For Relief, que auxilia vítimas de catástrofes naturais como tsunamis, furacões e incêndios florestais. Além disso, em 2011 eles se uniram à Organização das Nações Unidas (ONU) na iniciativa Energia Sustentável para Todos, que visa garantir o acesso universal à energia até 2030.   

 

 

 

E aí, já tinha pensado o rock desta maneira? Conta pra gente o que mais te inspira nesse estilo musical.

 

Comentários