Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Big Data: a tecnologia para saber de tudo

Termo criado no início dos anos 2000 agrega pesquisas feita com base em análise de dados
Por: Katarina Bandeira 16/11/2017 - 15:32 - Atualizado em: 16/11/2017 - 15:33
Tecnologia serve para recolher e armazenar grandes quantidades de informações públicas. Foto: Pixabay
Tecnologia serve para recolher e armazenar grandes quantidades de informações públicas. Foto: Pixabay

No mundo corporativo, desde o início dos anos 2000, é comum esbarramos no termo Big Data. Se for traduzido ao pé da letra os “grandes dados” ou “dados importantes” já dão uma pequena mostra do que se trata essa expressão, associada a um imenso volume de dados, estruturados e não estruturados, que impactam no dia a dia das empresas. Tecnologias de Big Data servem para recolher e armazenar grandes quantidades de informações públicas, algo essencial nos dias de hoje, principalmente com a influência da internet. Esses dados são analisados de acordo com três pilares, volume, velocidade e variedade e seus resultados podem ajudar na tomada de decisões e no direcionamento estratégico de um negócio.

Os três pilares

Para entender sobre a estrutura Big Data é preciso conhecer seus três pilares principais, também conhecidos como os três Vs (volume, velocidade e variedade), que ajudam a ter uma noção de como é feita a captação de dados de pesquisa.

Volume

Relacionado a quantidade de dados dentro e fora da empresa. As organizações reúnem dados de uma imensa variedade de fontes, todas públicas, que podem ir desde transações comerciais até redes sociais com informações de dados transmitidos de máquina a máquina.

Velocidade

A internet está em constante mudança, com a adição e a subtração constante de informações. No espaço online os dados são gerados e atualizados muito rapidamente e, para que a empresa não perca o momento ideal de resposta, eles devem ser tratados em tempo hábil. Ou seja, a análise leva em consideração coisas que acontecem em tempo real ou quase real.

Variedade

Se tratando de internet a variedade de informações sempre será grande. Por isso a captação de dados é feita em diversos tipos de formatos, como preços de produtos em supermercados, e-mail, vídeo, transações financeiras, entre outros.Se estiver público tudo pode ser analisado.

Dados estruturados e dados não estruturados

Os dados captados pela tecnologia Big Data são divididos em duas categorias. Os dados estruturados, que são os de fácil contagem, como o valor produtos em uma padaria ou os modelos mais procurados de um veículo de marca X. Eles são tudo o que você pode colocar em uma planilha de Excel, por exemplo, e geralmente tem a ver com quantidade. Já os não estruturados não têm necessariamente uma relação entre si ou uma estrutura definida. Eles agregam imagens, vídeos e áudios como os publicados em tweets, postagem em redes sociais em geral ou até dados ligados a geolocalização ou comportamento nas online.

A importância de filtrar a informação

Mesmo que as tecnologias de Big Data captem uma grande quantidade de informações é o que a empresa fará com elas que definirá as estratégias e os resultados alcançados. Ao decidir o que será analisado um empreendedor pode encontrar soluções para conseguir gerar reduções de custo e tempo, perceber o que o seu público alvo precisa e assim desenvolver produtos e ofertas de forma mais inteligente para seus clientes. Esta é a chave para um bom direcionamento.



Quer saber mais sobre banco de dados? Na UNG você aprende isso e muito mais no curso de Sistemas para Internet!

 

Comentários