Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Auditoria em sistemas de saúde: saiba como funciona

Um auditor é um profissional fundamental na área de Saúde
Por: 27/11/2017 - 17:41 - Atualizado em: 27/11/2017 - 17:42
O auditor de sistemas de saúde não precisa ser previamente formado em um curso da área. Foto: Freepik
O auditor de sistemas de saúde não precisa ser previamente formado em um curso da área. Foto: Freepik

Por: Henrique Nascimento

 

Nem só de profissionais da área de saúde sobrevive um hospital, clínica ou laboratório. Além das funções que lidam com o atendimento ao paciente, como médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, existem os cargos que estão ligados a questões administrativas. Um desses cargos é o de auditor em sistemas de saúde. A auditoria é fundamental para manter o pleno funcionamento de um hospital. Entenda o porquê e saiba como se tornar um profissional da área.

O que é auditoria em sistemas de saúde?

A auditoria em sistemas de saúde é um exame aplicado aos ambientes de saúde para verificar se as atividades estão sendo executadas de forma correta. Por meio da auditoria é buscado verificar três fatores. O primeiro é analisar se as atividades estão ocorrendo de acordo com o planejado, o segundo é compreender se existe eficácia nas atividades executadas e, por último, avaliar se as atividades estão de acordo com os objetivos.

Qual a importância da auditoria em sistemas de saúde?

Utilizando o Sistema Único de Saúde (SUS) como exemplo, a auditoria em sistema de saúde, vai fazer com que seja compreendido todo o funcionamento do SUS, não só de unidades específicas. Serão avaliados no caso os três critérios já expostos anteriormente na matéria, a fim de dar aos administradores perspectivas do que está funcionando e deve ter continuidade e do que precisa de ajustes. Dando conta também da averiguação das questões fiscais.

Por exemplo, em relação ao objetivo do SUS, é preciso avaliar se o sistema está atendendo realmente ao cidadão brasileiro de baixa renda e com eficácia. A partir disso, torna-se possível apurar se a gestão do sistema corresponde ao seu objetivo. A auditoria dos serviços prestados em saúde também será englobada na auditoria ao sistema. Ou seja, serão avaliados e fiscalizados quais são os serviços oferecidos, se eles atendem aos objetivos, se possuem eficácia e seguem o que foi planejado.

Considerando diferentes tipos de auditoria

Para auditar um sistema de saúde, antes, é preciso que o auditor entenda como funciona a auditoria nas pequenas partes desse todo. Na grade curricular da especialização em Auditoria em Sistemas de Saúde da UNIVERITAS o aluno entrará em contato com as disciplinas de auditoria Médica, em Enfermagem, auditoria em Gestão em Saúde no SUS, entre outras. A pós-graduação ainda contempla disciplinas de gestão de auditoria e gestão de financiamento em saúde.

Não é preciso ser da área de saúde para ser auditor

Por estar, como dito no início da matéria, ligado as questões administrativas de um espaço de saúde, um auditor de sistemas de saúde não precisa ser previamente formado em um curso da área. Profissionais com graduação em Serviços Sociais, Administração, Contabilidade ou Ciências Contábeis, são exemplos de pessoas que podem se especializar. O curso também é indicado para aqueles profissionais de saúde que já estão ou planejam estar em cargos administrativos em ambientes de saúde, sendo um diferencial para o currículo.

 

Atender os pacientes é sem dúvida uma parte fundamental da área de saúde. No entanto, é preciso que existam bons profissionais qualificados para gerir esse espaço e cuidar de sua auditoria. Tem interesse em se especializar na área? Conheça a pós-graduação em Auditoria em Sistemas de Saúde da UNIVERITAS!

 

Comentários