Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


Anabolizantes: conheça 5 mitos e verdades

Produtos são usados para aumento muscular, mas você sabe o que mais eles fazem ao corpo?
Por: Katarina Bandeira 23/05/2018 - 10:39
Consumo gera polêmica entre praticantes de atividades físicas. Foto: Freepik
Consumo gera polêmica entre praticantes de atividades físicas. Foto: Freepik

Se você pratica algum esporte ou apenas se interessa pelo tema, já deve ter ouvido falar sobre o uso de anabolizantes. Seja por atletas profissionais ou esportistas amadores o consumo gera polêmica entre praticantes de atividades físicas, uma vez que o produto aparece como uma alternativa rápida de aumentar a musculatura, mas seu uso sem acompanhamento de um profissional pode trazer malefícios à saúde. Mas o que exatamente faz o anabolizante ao corpo? Confira nossos mitos e verdades sobre o tema!

1. Os efeitos colaterais são apenas em mulheres

MITO - O uso de anabolizantes causa efeitos colaterais tanto em homens quanto em mulheres. Enquanto elas adquirem características físicas mais masculinas, como o engrossamento da voz, o aparecimento de pelos, interrupção da menstruação e diminuição dos seios, neles, o excesso de produtos pode causar aumento das mamas e infertilidade. Outras alterações que podem ser comuns a ambos são acnes, queda de cabelo, distúrbios da função do fígado (que pode ocasionar tumores no órgão), retenção de líquido, entre outros.

2. São usados para o tratamento de algumas doenças

VERDADE - Anabolizantes podem sim serem usados clinicamente para ajudar no tratamento de algumas doenças. Como contém testosterona ou GH (hormônio de crescimento, ambos produzidos pelo corpo humano) eles podem ser prescritos para pacientes que não produzem naturalmente essas duas substâncias. Mas nesse caso, geralmente, são prescritas apenas doses mínimas, para regularizar a disfunção.

3. Anabolizantes aumentam a agressividade

VERDADE - O uso de anabolizantes impede a fabricação de serotonina, substância responsável por controlar emoções intensas, além de passar essas informações de um neurônio para outro. Um estudo publicado em 2008, pelo Centro de Criminologia e Justiça Criminal da Florida State University, avaliou cerca de 6.800 jovens entre os anos de 1994 e 2002 e constatou que, homens que tomaram as drogas eram 50% mais violentos quando provocados, do que aqueles que não tomavam o produto.

4. Suplemento alimentar também é anabolizante

MITO - Suplemento alimentar e anabolizantes são coisas completamente diferentes. O primeiro é usado para suprir carências nutricionais, feitos de alimentos e extrato de alimentos e não precisam de receita médica para serem utilizados, podendo fazer parte da rotina de quem quer manter ou melhorar o desempenho físico. Enquanto anabolizantes além de serem sintéticos, são - na verdade - indicados para quem tem algum problema de saúde.

5. Atletas profissionais não podem tomar anabolizantes

VERDADE - Por causar alterações na massa muscular e melhora na performance dos esportistas, o uso de anabolizantes é configurado como dopping e terminantemente proibido nas competições. Qualquer substância que dê alguma vantagem na competição é tida como uma forma de trapaça.

 

Quer conhecer quais alimentos melhoram o desempenho físico? Matricule-se no nosso curso de Nutrição!

 

Comentários