Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


7 filmes para quem é apaixonado por direito

Confira uma lista com algumas das melhores produções sobre o universo dos tribunais e das leis
Por: Paula Brasileiro 27/01/2017 - 10:54 - Atualizado em: 06/06/2017 - 15:37
Estes filmes mergulham no mundo dos tribunais e das leis
Estes filmes mergulham no mundo dos tribunais e das leis

Janeiro é dedicado às férias da faculdade, mas este tempo livre pode ser usado para pensar sobre o curso e profissão escolhidos de uma maneira diferente. Filmes são uma ótima maneira de fazer isso. Confira estas dicas de 10 produções que abordam a carreira jurídica para inspirar os futuros profissionais da lei.

12 Homens e Uma Sentença

Foto: Divulgação

Um clássico de 1957 que mostra a difícil tarefa de 12 jurados em dar a sentença a um suspeito de assassinato contra o próprio pai. Enquanto a maioria acredita ser o jovem culpado, apenas um deles insiste que haja uma investigação mais apurada para dar o seu parecer. Este filme é uma verdadeira aula de retórica, convidando o espectador a refletir sobre o conceito de verdade e o relativismo, em que cada detalhe pode ser crucial no julgamento do suspeito. 12 Homens e Uma Sentença, nos chama a ponderar sobre pré-condenações e pré-julgamentos e quanto o afã por justiça pode na verdade nos conduzir a resultados desastrosos.

O longa é praticamente todo rodado em um único ambiente - a sala dos jurados - mas a falta de apelo imagético - o filme também é todo em preto e branco -  não diminui a força do roteiro, que prende a atenção do espectador para o resultado do julgamento final.

O advogado do diabo

Foto: Divulgação

Um advogado sai de uma pequena cidade para trabalhar numa grande firma de advocacia em Nova Iorque. Ele se depara com um caso extremo de triplo assassinato e acaba descobrindo um lado misterioso e sombrio do principal sócio do escritório. O filme levanta questões sobre ética e o direito que todos têm a uma defesa ampla e irrestrita, ainda que seu cliente seja o próprio diabo. O elenco traz grandes nomes como Al Pacino, Keanu Reeves, Charlize Theron e Jeffrey Jones.

O povo contra Larry Flint

Foto: Divulgação

Mostra como o editor de uma famosa revista de pornografia dos Estados Unidos passou por inúmeros julgamentos ao longo da década de 1970, por suas publicações controversas. Larry Flint enfrentou diversos grupos de ativistas contrários ao seu veículo. A produção aborda temas como liberdade de expressão, e mostra bastante o ambiente dos tribunais, numa empolgante história protagonizada pelo anti-herói, Larry. Com Woody Harrelson, Courtney Love, Edward Norton e James Cromwell.  

O veredicto

Foto: Divulgação

Um advogado decadente vê a chance de se reerguer na carreira ao assumir um caso de erro médico. Ele tem de enfrentar um grupo farmacêutico defendido por grandes nomes e nega fazer acordos para evitar o julgamento. O filme mostra o forte envolvimento de um advogado com a causa de seu cliente e como isso pode repercutir em sua vida pessoal. No elenco, estão Paul Newman, Jack Warden, Charlotte Rampling e Milo O'Shea. Recebeu indicações ao oscar nas categorias de melhor filme, melhor ator, direção e roteiro.

Anatomia de um crime

Foto: Divulgação

Típico filme de julgamento e atuação de advogados no tribunal. Mostra como estes profissionais conduzem o caso de Frederick Manion, acusado de assassinar um homem que teria estuprado sua esposa. Foi indicado às principais categorias no Oscar, prêmio Bafta e Globo de Ouro, todos no ano de 1960.

Filadelfia

Foto: Divulgação

O advogado Andrew Beckett é demitido após não conseguir mais esconder ser portador do vírus da Aids. O caso chega aos tribunais quando ele decide processar o escritório a qual pertencia. De maneira delicada, Filadelfia consegue abordar um tema difícil e polêmico para a época com maestria. Tom Hanks consegue de maneira brilhante, sensibilizar o público através de Andrew, levando a discussão sobre homossexualidade, contaminação pelo vírus HIV e relações homoafetivas, de forma humana e bela. As cenas foram rodadas num tribunal de verdade. O elenco traz Tom Hanks - que ganhou um Oscar pela sua atuação neste trabalho, em 1994 - Denzel Washington e Antonio Banderas.

Questão de Honra

Foto: Divulgação

Um advogado se envolve num caso de um soldado morto acidentalmente em uma base militar. Ele trabalha arduamente, recusando acordos, na tentativa de descobrir a verdade. O filme mostra a atuação do profissional num ambiente hostil e como uma boa entrevista com as testemunhas pode mudar o rumo de um processo. No elenco estão grandes nomes do cinema como Tom Cruise.

Comentários