Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


5 mitos e verdades sobre o curso de medicina veterinária

Ruan Reis
Por: 03/03/2022 - 10:06
Freepik

Não há como negar que os estudantes que fazem Medicina Veterinária tem uma paixão única pelos animais. Quem está na graduação já sabe: além do amor pelos bichinhos, é preciso ter muito esforço e dedicação para se tornar um bom profissional. 

Se você pretende fazer Medicina Veterinária, deve saber algumas informações. Por isso, convidamos o coordenador do curso de Medicina Veterinária da UNINASSAU, Diogo Silva, para explicar alguns mitos e verdades sobre o curso que você precisa saber. Confira!

1- É verdade que os veterinários só cuidam de animais?

Mito! Os veterinários são profissionais da saúde que cuidam dos animais, dos humanos e do meio ambiente. No cuidado com o humano temos, como exemplo, a atuação frente a prevenção e controle de zoonoses e a inspeção de produtos de origem animal.

2 - Os veterinários de grandes animais têm que ser bruto?

Mito!  Apesar de os equinos (cavalos) e Bovinos (boi e vaca) serem animais grandes, eles são extremamente sensíveis. Logo os veterinários que lidam com esses animais precisam ter a sensibilidade e o conhecimento para perceber as alterações da saúde animal.

3 - É verdade que o veterinário pode cuidar de outras espécies de animais, além de cães e gatos?

Verdade! O aluno terá no final do curso uma formação generalista, e com uma pós-  graduação, será capaz de atuar em uma determinada área médica (clínica, cirurgias, etc) com as mais diversas espécies, como por exemplo caninos, felinos, bovinos, equinos, suínos, aves e animais silvestres.

4 -  É verdade que gato tem 7 vidas e por isso não precisa levar ao veterinário?

Mito! Apesar do gato ser muito ágil e habilidoso, é necessário levá-lo ao veterinário, pois é esse profissional que saberá como está a saúde do bichinho.

5 - Veterinários também estão envolvidos na produção de alimentos?

Verdade! Os veterinários têm um papel importantíssimo na segurança de alimentos e bens de origem animal. São esses profissionais que verificam a qualidade e a higiene do que está sendo produzido. Além disso, quando a matéria-prima animal é usada, são os veterinários responsáveis por fazer o controle de seu uso.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a profissão do médico veterinário? Na UNIVERITAS você encontra a melhor formação e o melhor corpo docente para realizar seus sonhos e conquistar o mercado! Clique aqui e saiba mais informações sobre o curso!

Comentários