Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


5 fatos que você precisa saber sobre o Mestrado em Enfermagem

A UNG é a única instituição privada que oferece o curso
Por: 29/11/2017 - 14:45 - Atualizado em: 05/12/2017 - 09:18

Para entender melhor como funciona o mestrado em Enfermagem, separamos 5 fatos sobre o curso que você precisa saber. Foto: Freepik

Por: Henrique Nascimento

 

A escolha de uma pós-graduação strictu senso está diretamente ligada ao interesse em desenvolvimento de pesquisa e no ensino acadêmico. Na área de saúde, o mestrado acadêmico em Enfermagem é um dos cursos que atendem a esses requisitos. Com duração de 24 meses, o curso busca de forma interdisciplinar capacitar o profissional para produção de conhecimento científico-tecnológico nos âmbitos de assistência à saúde e de ensino. Para entender melhor como funciona o mestrado em Enfermagem, separamos 5 fatos sobre o curso que você precisa saber. Confira!

 

1 Você pode estudar apenas o que é relevante para sua pesquisa

O mestrado consiste no trabalho de estudo e desenvolvimento de pesquisa a respeito de algo. No mestrado em Enfermagem da UNG, os discentes possuem disciplinas instrumentais e específicas. Entre as instrumentais, somente duas são obrigatórias e preparam o aluno para elaboração e execução da pesquisa. As demais disciplinas cursadas serão selecionadas com o auxílio do orientador, que levará em consideração o tipo de projeto desenvolvido pelo aluno e suas necessidades de aprimoramento.

2 Você não precisa ser enfermeiro para cursar o mestrado em EnfermagemAna Claudia G Puggina

Ana Claudia Puggina, coordenadora dos cursos de mestrado e doutorado em Enfermagem da UNG, explica que desde 2015 o mestrado em Enfermagem foi estendido para demais profissionais da área de saúde. Sendo assim, não é necessário ser uma enfermeira ou enfermeiro para ingressar no curso. O título, atualmente, dado a quem conclui esse pós-graduação stricto sensu é o de Mestre em Ciências.

3 Você pode optar entre 15 grupos de pesquisa

Os grupos de pesquisa constituem a base dos programas de mestrado e doutorado, uma vez que sustentam as linhas de pesquisa. Na UNG, quatro grupos de pesquisa funcionam na instituição e outros 11 funcionam em parceria com outras Instituições de Ensino. Segundo Ana Claudia Puggina, “os grupos de pesquisa realizam reuniões periódicas e estão abertos aos alunos de graduação e pós-graduação. [...] Os ingressantes no nosso Programa poderão participar dos grupos de pesquisa que abordem os temas relacionados às suas dissertações”.

4 O mestrado em Enfermagem da UNG é o único do país em instituições privadas

A Universidade de Guarulhos é a única instituição privada no Brasil que possui um programa de mestrado acadêmico em Enfermagem reconhecido pelo MEC. “Como consequência disso, tivemos a aprovação do Doutorado pela CAPES e iniciamos a nossa primeira turma em 2017. Essa aprovação nos consagrou como um Programa com grande potencial na formação de pesquisadores”, afirma Ana Claudia Puggina.

5 O mestrado em Enfermagem apresenta bolsas de estudo

São disponibilizadas, para os mestrandos em Enfermagem da UNG, algumas bolsas de estudos nas modalidades: taxas e bolsas. O auxílio é oferecido pelo Programa de Suporte à Pós-graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP)  da CAPES e serve como incentivo para os estudantes da pós-graduação.

 

Gostou desses fatos? Conheça mais informações sobre o Mestrado em Enfermagem!

 

Comentários