Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


5 dicas para substituir alimentos e ter uma vida mais saudável

Para uma reeducação alimentar não é necessário cortar alimentos, mas sim entender quais são mais ricos em nutrientes
Por: Taísa Silveira 27/11/2017 - 11:22
5 dicas para substituir alimentos e ter uma vida mais saudável Reprodução/Instagram
5 dicas para substituir alimentos e ter uma vida mais saudável Reprodução/Instagram

Escrito por Rebeca Ângelis

Nem sempre é fácil optar por uma reeducação alimentar, com uma dieta equilibrada. O desafio em substituir alimentos mais saudáveis pelos produzidos e até encontrados mais facilmente faz com que muitos joguem para o alto o plano de regimes e ‘enfie o pé no jaca’.

Para que isso não aconteça com vocês, caros leitores, elaboramos 5 maneiras fáceis que podem te ajudar a começar a perceber que não é difícil ter uma vida com mais saúde, com a ajuda da nutricionista e professora da UNG, Dra. Maricláudia Andrade. Confira!

1. Manteiga e margarina por queijo

A manteiga e margarina possuem um alto teor de gorduras que não são saudáveis e podem desencadear em riscos à saúde, como obesidade. Ambas podem ser substituídas por queijos com menos gordura como a ricota fresca e o cottage puros ou na forma de patês temperados.

Vantagens: além de menos gordura, esses queijos possuem mais cálcio e proteínas, o que lhes confere mais sabor e saciedade ao longo do dia.

2. Temperos prontos industrializados por pasta de temperos naturais

Alho, cebola ervas frescas (salsinha, cebolinha, orégano, manjericão, alecrim e afins) são alguns dos temperos que são naturais e fáceis de encontrar.

Para fazer essa pasta é necessário que você junte todos os ingredientes, bata no liquidificador e congele em formas de cubas de gelo. Para conservar guarde os cubinhos em sacos plásticos no congelador.

Vantagens: além de mais saudável, por conter menos sódio e conservantes, ficam mais saborosos e podem ser feitos com diversos condimentos diferentes à sua escolha.

3. Molhos com base de creme de leite ou farinha branca por biomassa de banana verde 

A biomassa de banana verde consiste em uma preparação feita com polpa de bananas verdes cozidas que são mais nutritivas e leves.

Vantagens: Esta simples preparação promove controle dos níveis de açúcar, melhora a imunidade, contribui para o desenvolvimento da microbiota intestinal, reduz o risco de câncer de intestino, além de controlar os níveis de colesterol, prevenir o diabetes e evitar o acúmulo de gordura abdominal.

4. Empanados com farinha de trigo, ovo e farinha de rosca por empanar em clara de ovo e na aveia em flocos

Muitos possuem intolerância à glúten, além disso, o processo de preparo do empanado comum geralmente requer o uso de óleo. Com a substituição, o alimento torna-se mais leve, sem gordura e bem mais saudável.

Vantagens: além de menos calorias e colesterol, tem mais fibras e crocância. É recomendável que faça no forno, evitando assim o uso de frituras.

5. Molhos industrializados à base de maionese por molhos caseiros com iogurte desnatado 

Existem várias receitas disponíveis com molhos caseiros, naturais que são mais saudáveis e até mais rentáveis ao bolso.

Vantagens: além de conter menos sódio e conservantes, ficam mais saborosos e podem ser feitos com diversos condimentos diferentes à sua escolha.

Vida saudável requer orientação

Aderir a uma escolha de vida saudável é o primeiro passo para se ter qualidade de vida. No entanto, para seguir uma dieta em busca de um objetivo específico, é necessário um acompanhamento profissional de um nutricionista, que irá avaliar aspectos individuais, com alimentações específicas fazendo uma análise de cada caso.

E você, tem hábitos alimentares saudáveis? Conta para a gente! Conheça também o curso de presencial de Nutrição da UNG.

 

Comentários