Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


5 coisas que todo estudante de Direito precisa saber

No Dia do Advogado, desvende mitos e conheça curiosidades sobre o curso e a profissão
Por: Henrique Nascimento 02/08/2017 - 08:52 - Atualizado em: 11/08/2017 - 15:02
5 coisas que todo estudante de direito precisa saber/Freepik
Conheça mais sobre a advocacia e o curso de Direito!

Em novembro de 2016 o Brasil, país que tem a maior quantidade de faculdades de Direito do mundo, atingiu a marca de 1 milhão de advogados segundo a Ordem dos Advogados do Brasil. Isso significa que entre aproximadamente 207 milhões de habitantes do país, 0,5% são advogados. O curso de Direito está entre os mais disputados para ingresso nas universidades brasileiras. Os estudantes após a graduação podem exercer funções jurídicas, dar aulas  ou trabalhar com a advocacia.

Para comemorar o dia dos profissionais que exercem essa função existe um dia exclusivo para eles, o Dia do Advogado. Conheça algumas curiosidades sobre esse dia sobre o curso.

Inscreva-se no vestibular!

Você não vai interpelar testemunhas igual aos filmes norte-americanos
As séries e filmes norte-americanos mostram advogados que estão constantemente no tribunal argumentando e interpelando vítimas, testemunhas e réus boa parte do tempo. No Brasil as coisas são diferentes, grande parte do que é resolvido na justiça brasileira é feito através de papéis e mais papéis. Prepara-se para escrever muito!

Ser estudante de Direito não é como em How to get away with murder
O cotidiano de um estudante de Direito pode não ser cheio de adrenalina, casos misteriosos para serem resolvidos ou um assassinato para ser encoberto. Na verdade, a depender da área do Direito escolhida, os casos serão mais tranquilos e com situações consideradas comuns. Aventura mesmo é carregar o Vade Mecum no ônibus durante os anos do curso.

O que o Dia do Pendura tem haver com o estudante de Direito?
Para comemorar o Dia do Advogado, logo no início dos cursos de Direito no Brasil, estabelecimentos instituíram o Dia do Pendura. No dia 11 de agosto de cada ano os estudantes poderiam frequentar restaurantes, por exemplo, e fazer pedidos e gritar “pendura”, não precisando pagar o que haviam consumido. Com o crescimento da quantidade de alunos os negócios começaram a perder dinheiro e acabaram com a alegria do estudantes. No entanto, o dia do advogado ainda é comemorado, saiba o que dar de presente ao seu colega!

O que o Dia do Pendura tem a ver com o dia do Garçom
Um dos lugares mais frequentados pelos estudantes de Direito no Dia do Pendura era o bar. Como você deve imaginar, os garçons tinham um dia agitado de atendimento. Com a quantidade de clientes que procuravam consumir bebidas de graça só crescendo e o alto volume de trabalho, o dia 11 de agosto foi escolhido como o Dia do Garçom.

Saiba o que é ser um “advogado do diabo”
A expressão “advogado do diabo” foi criada dentro da religião Católica e virou até título de filme hollywoodiano. Para canonizar uma pessoa é preciso passar por um processo chamado Causa de Canonização. No início da causa é escolhido um bispo postulado, uma espécie de advogado responsável por pesquisar tudo sobre a pessoa que se busca canonizar. Em algum momento da história algum eclesiástico se opôs à canonização e por isso foi chamado de “advogado do diabo”. A expressão saiu dos muros da igreja e é usada com frequência para quando alguém deseja se referir a pessoas que costumam ser contestadoras.

Deseja ser o próximo a comemorar o Dia do Advogado? Inscreva-se no curso de Direito da UNIVERITAS!

Comentários