Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Carreiras


5 carreiras importantes que bacharéis em Direito podem seguir

Existem diversas profissões que podem ser exercidas por quem concluiu o curso de graduação, confira algumas delas
Por: 19/05/2022 - 08:45
Crédito: Pixabay

Escrito por Rachel Andrade

Na história da humanidade há algumas profissões que marcaram desde seus primórdios, e se tornaram fundamentais para a formação e manutenção de certos modos de vivência. Várias dessas profissões são possíveis devido aos estudos aprofundados e aplicados do curso de Direito. Os bacharéis em direito têm um vasto caminho a ser explorado que vão além da escolha em ser advogado, que apenas é possível após aprovação no Exame de Ordem e inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Para conhecer um pouco mais sobre essa diversas carreiras, acompanhe o texto abaixo.

História

Antes de mais nada, é preciso saber que o curso de direito é uma das graduações mais antigas no Brasil, ficando atrás apenas do curso de medicina. A primeira faculdade de direito foi inaugurada em 1827, em Olinda, então capital de Pernambuco. A ocasião da criação do curso se deu após a chegada da coroa portuguesa ao país, abrindo, dessa maneira, o leque de oportunidades para bacharéis, anos depois. Desde então, os diplomados podem exercer diferentes profissões além da advocacia.

Analista judiciário

O profissional do ramo trabalha ao lado do juiz, recebendo e despachando petições. A atuação na área pode ser voltada para a parte administrativa, onde o analista lida com o público em geral, documentação, entre outras demandas. Apesar de não ser necessário ser advogado para exercer a função, é preciso que o profissional entenda de leis e regimentos, além de ter conhecimento aprofundado em determinadas disciplinas, como direito administrativo, constitucional, entre outras.

Escrivão

Esse cargo é fundamental em órgãos públicos, como delegacias, cartórios e tribunais. O escrivão documenta tudo o que acontece durante as atividades judiciárias que acontecem, sendo necessário conhecer determinados procedimentos legais para exercer a função.

Carreira acadêmica

Após a graduação, assim como em qualquer outro curso, é possível que o estudante busque seguir o caminho acadêmico, por meio de um mestrado e um doutorado. O objetivo de muitos é se tornar professor universitário, sendo possível ensinar no curso de direito. A carreira ainda pode ser estendida para os que buscam se tornar pesquisadores do direito, caminho pouco explorado no Brasil, mas que pode oferecer grandes oportunidades, a depender dos objetivos de quem busca.

Concurso público

No Brasil diversos órgãos lançam editais para concursos todos os anos, e em muitos deles é necessário possuir diploma em direito. Dos cargos públicos mais comuns para área, alguns deles são: delegado de polícia, desembargador, defensor público, assessor jurídico, entre outros.

Oficial de justiça

Por fim, outro exemplo de cargo que pode ser concursado, mas que precisa apenas da formação superior em direito para ser exercido. Juntamente com outros cargos, o oficial de justiça dá apoio ao poder judiciário para que as sentenças e decisões sejam devidamente executadas. Ele atua nos tribunais, assim como escrivães e conciliadores, por exemplo, para garantir que as demandas do júri sejam cumpridas.

Agora que você conheceu um pouco da carreira do Direito, não perca a chance de seguir esse caminho profissional. Clique aqui e saiba como!

Comentários