Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


10 mulheres que ‘mandam’ no terreno da tecnologia

Elas fizeram história no mundo da computação e são exemplo para quem é apaixonado pela área. Confira
Por: Paula Brasileiro 07/06/2017 - 15:00 - Atualizado em: 07/06/2017 - 16:00
Estas mulheres fizeram história no mundo da tecnologia
Estas mulheres fizeram história no mundo da tecnologia

Desde que o mundo é mundo a área da tecnologia vem se desenvolvendo em ritmo desenfreado e com a ajuda de personagens femininas importantes. A atuação de algumas dessas mulheres já ajudou a mudar a história com projetos como o desenvolvimento de novas linguagens para computadores e a ida do homem à lua. Conheça algumas delas.

Ada Lovelace

Em meados do século XIX,  Ada Lovelace já descrevia as operações lógicas de uma máquina muito tempo antes de existirem computadores como conhecemos hoje. Exatamente por isso ela é considerada a primeira programadora da história. Ada era apaixonada por matemática e engenharia mecânica e, com apenas 12 anos, escreveu um livro chamado Flyology no qual explicava seu plano para a construção de um aparelho de voo. Em uma época em que as mulheres eram impedidas de estudar nas universidades, ela contribui para projetos, como a Máquina Analítica, de Charles Babbage, e assinou vários artigos sobre processamento de informações.

Grace Hopper

Grace foi cientista da computação da Marinha dos Estados Unidos na década de 1940. Ela inventou o primeiro compilador para uma linguagem de programação e popularizou a ideia de linguagem de programação que levou ao desenvolvimento do COBOL, umas das primeiras linguagens de programação a se aproximar da linguagem humana.

Dorothy Vaughan

Também na década de 1940, Dorothy Vaughan teve de superar dois preconceitos, além de ser mulher era negra numa época em que a discriminação racial era severa nos Estados Unidos. Mas, nada a impediu de ser uma das poucas mulheres que trabalharam na primeira missão espacial norte-americana, que colocou o astronauta John Glenn no espaço. Dorothy era formada em matemática, especializou-se em computação e chefiou um grupo de mulheres negras formadas em matemática na NACA, que depois viria a ser a NASA.  

Hedy Lamar

A multifacetada Hedy Lamar fez história no início do século XX. Ela era atriz e também inventora. Na Segunda Guerra Mundial ela ajudou a criar um sistema de comunicação para as Forças Armadas dos Estados Unidos que serviu como base para a telefonia celular de hoje em dia.

Karen Spärk

Karen foi a criadora do conceito de Frequência Inversa do Documento (IDF em inglês). O IDF é usado na maioria dos mecanismos de busca atuais e foi introduzido em 1972.

Margareth Hamilton

Cientista da Computação e engenheira de sistemas, Margareth foi diretora da Divisão de Software no Laboratório de Instrumentação do MIT, que desenvolveu o programa de vôo usado no projeto Apollo 11, a primeira missão tripulada norte-americana à Lua. O software desenvolvido por ela impediu que o pouso na Lua fosse abortado.

Radia Perlman

Ela é conhecida como "mãe da internet" por ter desenvolvido o Spanning Tree Protocol, que é usado para a operação de bridges na rede. A americana é cientista da computação, projetista de software e engenheira de redes e já fez contribuições para diversas áreas do segmento sendo a detentora de mais de 100 patentes.

Carol Shaw

Carol trabalhou na Atari, Tandem Computers e Activision. Ela é conhecida como a primeira mulher designer de games. Ela é a criadora do jogo River Raid, da Activision. Outros games desenvolvidos por ela foram Happy Trails, Video Checkers, 3-D e Harbor Escape.

Cláudia Maria Bauzer Medeiros

Doutora em Ciência da Computação, Cláudia foi presidente da Sociedade Brasileira de Computação entre os anos de 2004 e 2007. Tem diversos reconhecimentos internacionais por suas pesquisas e pelo incentivo a participação das mulheres na área de TI.

Juliana Freitag Borin

Juliana é PhD em Ciência da Computação, escreve para a revista SBC Horizontes e também é professora. Seus estudos são voltados para a comunicação sem fio e internet. Ela coordena o projeto Android Smart Girls, iniciativa que visa estimular a formação de mulheres para as carreiras de exatas, engenharias e computação.

E você, conhece alguma mulher importante da tecnologia? Conta pra gente. 

Comentários