Clicky

Selecione a cidade
0800 281 9994

Notícias › Educação


10 filmes para inspirar futuros jornalistas

Neste período de férias, a pedida é assistir a um bom filme, sozinho ou acompanhado dos amigos. Esta lista traz produções para quem é apaixonado por jornalismo
Por: Paula Brasileiro 13/01/2017 - 10:35 - Atualizado em: 13/01/2017 - 11:21
Filmes para quem é apaixonado por jornalismo
Filmes para quem é apaixonado por jornalismo

Enfim, férias. Dias para descansar, relaxar e se divertir. Uma boa opção é assistir filmes no conforto de casa ou, até mesmo, chamar os amigos para uma sessão regada a refrigerante e pipoca. E, embora o período seja de folga da faculdade, o programa pode ajudar o estudante a conhecer um pouco mais sobre a profissão que escolheu exercer no futuro. Preparamos uma lista com 10 filmes imperdíveis para quem sonha ser jornalista. Confira.

- Spotlight - Segredos Revelados

Foto: Divulgação

O filme retrata a história de uma investigação jornalística realizada, no começo dos anos 2000, por um grupo de profissionais do jornal americano Boston Globe. Eles revelaram diversos casos de pedofilia dentro da igreja católica e, por isso, ganharam o Pulitzer, um dos maiores prêmios do jornalismo. A produção reúne grandes nomes do cinema como Michael Keaton, Mark Ruffalo, John Slattery e Rachel McAdams, sob a direção de Tom McCarthy. O drama foi o grande vencedor do Oscar 2016.

- Todos os Homens do Presidente

Foto: Divulgação

Este é um clássico de 1976 que também apresenta um caso de jornalismo investigativo. O longa conta a história de dois repórteres do Washington Post que investigam a invasão de cinco homens na sede do Partido Democrata. A investigação deu origem ao escândalo Watergate que culminou na queda do Presidente Nixon. O elenco - com feras como Dustin Hoffman, Robert Redford, Jack Warden e Meredith Baxter - trabalhou num cenário que reproduzia fielmente a redação do jornal americano e custou aos estúdios cerca de 450 mil dólares. O filme foi vencedor de quatro estatuetas do Oscar, no ano de 1977, nas categorias de Melhor Ator Coadjuvante, Direção de Arte, Roteiro Adaptado e Som.

- Cidadão Kane

Foto: Divulgação

Outro clássico - este é de 1941 e foi dirigido por Orson Welles - conseguiu inovar na indústria cinematográfica com a utilização de recursos bastante à frente daquela época. O filme conta como um garoto pobre trilhou um glorioso caminho até tornar-se um magnata da comunicação. A produção retrata um período marcante da história do jornalismo e o surgimento da imprensa popular. Em 1998, o American Film Institute escolheu Cidadão Kane como o melhor filme de todos os tempos.

- O Quarto Poder

Foto: Divulgação

O filme debate a ética no jornalismo e o quanto a mídia e a imprensa podem influenciar a sociedade. Ao cobrir uma pauta aparentemente sem relevância, em um museu, um repórter acaba testemunhando o ex-segurança do local cobrar seu emprego armado. O fato acaba se desenrolando para um evento com tiros e reféns e o jornalista faz o atirador lhe conceder uma entrevista exclusiva prometendo, em troca, convencer a sociedade de que ele era, na verdade, uma vítima. O longa é estrelado por Dustin Hoffman e John Travolta.  

- Três Vezes Amor

Foto: Divulgação

Ao relembrar das histórias de três ex-namoradas, o cotidiano de Will Hayes, que trabalha na assessoria de uma campanha política em Nova Iorque, vai sendo apresentado. Esta comédia romântica traz o dia a dia de um profissional pouco visto nos cinemas, o assessor de imprensa. Um filme leve que traz no elenco Ryan Reynolds, Isla Fisher e Elizabeth Banks.

- The Bang Bang Club - Repórteres de Guerra

Foto: Divulgação

Este é para quem curte fotojornalismo. Quatro jovens fotojornalistas passam por inúmeras situações na cobertura dos últimos dias do Apartheid na África do Sul. A história é baseada no livro homônimo escrito por dois destes profissionais, Greg Marinovich e João Silva. Juntos, eles formaram o Bang Bang Club e Marinovich chegou a receber um Pulitzer em 1990 por este trabalho no continente africano. Outro fato bastante conhecido é relatado no longa: em 1993, o fotógrafo Kevin Cartner recebeu o mesmo prêmio pela polêmica fotografia na qual uma criança sudanesa, à beira da morte, aparece junto a um abutre. A imagem gerou grande controvérsia ao redor do mundo e Kevin acabou se suicidando em 1994. O filme mostra a atuação do fotojornalista, e como a linguagem fotográfica pode transformar uma pauta em uma história poderosa e impactante.

- O Jornal

Foto: Divulgação

O filme mostra a loucura de uma redação durante um dia em que o editor tenta recuperar uma história de grande repercussão na cidade que não havia sido noticiada ainda pela publicação. Reunião de pauta, insegurança do novo fotojornalista, corrida contra o tempo, estes e outros momentos são abordados com pitadas de humor e bastante dinamismo. Grandes nomes fazem parte do elenco como Michael Keaton, Glenn Close, Robert Duvall e Marisa Tomei.

- O Abutre

Foto: Divulgação

Um thriller que, através do suspense e de cenas cheias de ação, levanta questionamentos a respeito do papel da mídia na sociedade. Ética, moral, sensacionalismo e limites são colocados à prova na busca do furo e da notícia que dá maior audiência. O que é aceitável fazer pela manchete mais vendável? O filme é dirigido por Dan Gilroy e traz as atuações de Jake Gyllenhaal, Rene Russo. Riz Ahmed, Ann Cusack e Bill Paxton.

Comentários